Francisco Guilherme Bittencourt

Edição: Phablo Monteiro - Fonte: Atalaia Último Reduto dos Palmarinos / Almanak do Estado de AL  Homenagem

 

Era dono dos Engenhos Santo Antônio e São Francisco, ambos localizados em Atalaia.

Em 1872 Francisco Guilherme Bittencourt assumiu por dois anos a presidência da Câmara da Vila de Atalaia. Em 1880 assumia novamente a presidência da Câmara, dessa vez por um período de um ano.

Com o fim do Período Imperial e o Regime Republicano resolve substituir as Câmaras por um Conselho de Intendência, através da lei nº 1 de 21 de janeiro de 1890 do Governo provisório do Estado. O 1º Intendente de Atalaia foi o Francisco Guilherme Bittencourt, tendo como demais membros do Conselho de Intendência os vereadores Manoel Tomás da Silva, Lúcio Mateus de Caldas, José Nicolau de Cerqueira e Antonio Carlos de Medeiros Cabral.

Segundo conta Vandete Pacheco: "Quando o Governador de Alagoas, Dr. Manoel de Araújo Góes veio fazer uma visita de inspeção às obras da construção da estrada de ferro, em fevereiro de 1891, o Intendente Francisco Guilherme Bittencourt e o Conselho Municipal composto de senhores Manoel Tomás da Silva, Lúcio Martins Caldas , José Nicolau de Cerqueira e Antonio Carlos de Madeiros Cabral, representante do município, foram recebê-lo festivamente nas proximidades de Capela, prestando-lhe significativa homenagem. Naquela ocasião a comitiva fez um convite ao governador para que visitasse a Vila de Atalaia. S. Exa. aceita e marca a data que ficaria para Atalaia um marco duplamente histórico: a inauguração da linha férrea até Atalaia, pois o Governador e sua comitiva viriam de trem e a realização do grande ideal dos atalaienses: ver a Vila elevar-se a fórum de cidade, pois o reforço do pedido feito por tantas e tantas vezes recebia naquele dia uma conotação toda especial por que S. Exa. o Governador vira “in loco” o progresso de um povo que trabalhava com denodo por sua terra".

O Intendente Francisco Guilherme Bittencourt, acompanhando de toda a intendência municipal, em 5 de Março de 1891, recebeu festivamente o atual Governador do Estado, o Dr. Manoel de Araujo Góes. Estiveram presentes também autoridades locais e numeroso concurso de pessoas gradas do município. Teve o ilustre Governador por entre as aclamações jubilosas das mesmas autoridades e do povo a solicitação verbal para que conferisse àquela localidade a categoria de cidade. Solicitação que foi atendida com a promulgação do decreto n. 88 daquela mesma data.

Mais Histórias