Joaquim Fortunato Bittencourt Filho

Edição: Phablo Monteiro - Fonte: Vandete Pacheco e Esc. Fortunato Bittencourt Filho  Homenagem

 

Natural de Atalaia, Joaquim Fortunato Bittencourt Filho nasceu no ano de 1888, filho de Joaquim Fortunato Bittencourt e Maria Guilhermina de Farias Bittencourt. Seu pai foi vereador de nossa cidade, tendo participado da última formação da Câmara Municipal no período Imperial de 1887 a 1889.

Era um senhor de engenho que transportava açúcar para a Cooperativa de Maceió. Com o fim dos engenhos passou a plantar cana e tornou-se assim, agricultor. Foi proprietário da Fazenda Cajazeira.

Filho de uma das mais tradicionais famílias de Atalaia, foi político de destaque. Ocupou o cargo de vereador, tendo inclusive exercido a Presidência da Câmara.

Foi Prefeito de Atalaia de 1936 a 1939. Segundo a escritora atalaiense Vandete Pacheco, em trecho do livro Atalaia Último Reduto dos Palmarinos, em 1938, no penúltimo ano do mandato do Prefeito Joaquim Fortunato Bittencourt Filho, "quando a maioria da população já se havia estabelecido na Cidade Baixa, foi à sede do Governo Municipal transferida para esta parte, funcionando inicialmente no prédio onde por muito tempo foi a escola do SESI."

Em umas das últimas gestões do Prefeito José Lopes Duarte, ele prestou uma homenagem a Joaquim Fortunato, colocando o nome deste numa escola municipal localizada na Vila José Paulino.


Mais Histórias