Maria da Comesa: Os oito anos de destaque de uma mulher à frente do Legislativo de Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 30/12/2016 16:10  Destaque

 

Quando em primeiro de janeiro de 2009 a Câmara Municipal de Atalaia elegeu por unanimidade a vereadora Maria Ferreira Cavalcante para assumir a presidência do Legislativo, a cidade revivia um momento histórico, pois há 35 anos uma mulher não ocupava o cargo mais alto daquele Poder. A primeira atalaiense a ocupar a chefia do Legislativo foi a Isa Medeiros, que foi presidente por duas oportunidades (1969 a 1971 e 1973 a 1974).

Filha do senhor Cícero Correio de Lima e da senhora Tercila Ferreira de Lima, a atalaiense residente do Povoado Jenipapeiro, popularmente conhecida como Maria da Comesa, é casada há 43 anos com o senhor Jorge Ferreira Cavalcante. Dessa união nasceram dois filhos, Luciano Ferreira Cavalcante e Carlos Jorge Ferreira Cavalcante. Tem três netos: Maria Luiza Ferreira de V. Cavalcante de 19 anos, Luana Tercila Ferreira de V. Cavalcante de 10 anos e o Carlos Jorge Vieira Cavalcante de 2 aninhos.

Na história política de Atalaia ela é o único político que conquistou seis mandatos consecutivos, o que representa um reconhecimento de seu desempenho como representante direto da população atalaiense. “Acredito que esses números representam esse reconhecimento, principalmente no trabalho social que nossa equipe desenvolve. Tudo isso vai ficar marcado na minha vida, pois só fiz amizades e só tenho agradecer a Deus por tudo principalmente pela minha saúde, paciência, determinação e sabedoria”, comentou Maria da Comesa.

A vereadora soube romper com fortes paradigmas que envolvem o meio político nacional, onde o machismo ainda impera, ocupandando por oito anos seguidos o cargo de mais alta relevância da Câmara Municipal. Seus quatro mandatos consecutivos de presidente foi algo inédito na cidade e muito raro na política nacional.

“Infelizmente a participação das mulheres no processo eleitoral ainda é muito pequena, a ponto de a Lei ter que obrigar aos partidos políticos, um percentual mínimo. nesses 20 anos como vereadora de Atalaia e há 8 como presidente, tenho muito orgulho de demonstrar a força das mulheres perante a sociedade e a capacidade de harmonizar todo poder legislativo com muito amor e trabalho durante esses 8 anos”, destacou a atual presidente.

Foi por 28 anos funcionária da Comesa, ocupando cargos de destaques como o de Supervisora da Tesouraria e Contabilidade, se aposentando em 1997. A sua experiência no desempenho desses cargos, Maria da Comesa destaca como sendo fundamental para o cumprimento de seus deveres a frente do Legislativo de Atalaia. “A experiência no setor privado ajudou bastante e foi fundamental para o cumprimento de metas na Gestão da Câmara, como também no amor em tudo que faço, principalmente na área social”, completou.

A avaliação de sua gestão a frente da Câmara Municipal, se não é a melhor entre todos os presidentes que por ali passaram, é com certeza uma das melhores. Pagamentos em dias tanto de efetivos, como dos contratados, prestadores de serviços e comércio, foi uma das suas marcas imbatíveis. Lógico que a comparação não é correta, pelo tamanho dos funcionários e das obrigações, mas enquanto os funcionários da Prefeitura de Atalaia sofriam com atrasos e mais atrasos em seus vencimentos durante esses quatro anos, a Câmara dava show de responsabilidade e cumpria com suas obrigações rigorosamente no dia vinte ou poucos dias depois. O pagamento era sempre efetuado dentro do mês trabalhado, faltando dez ou oito dias pagar o fim de cada mês.

Porém tal destaque não está atrelado só a questão dos pagamentos, pois foi durante a gestão Maria da Comesa que os espaços da Câmara estiveram mais abertos ao público. E, aqueles que não podiam acompanhar de perto as sessões, puderam conferir na integra o desempenho legislativos de seus representantes, com a inédita transparência através das transmissões simultâneas na radio Atalaia FM e das sessões publicadas no site AtalaiaPop.

“Vejo a questão do atendimento e aproximação da população com o Poder Legislativo como um dos principais destaques. A publicidade das sessões através do site atalaiapop.com e da radio Atalaia FM, o respeito por todos os movimentos sociais que participaram das nossas sessões, a igualdade, a presença diária ao trabalho, o conhecimento de todos os fatos que envolvem o Poder Legislativo, a independência dos Poderes, não levando em conta as opiniões políticas. Cumprir com as obrigações, fazendo com que o local de trabalho seja uma família, com muita harmonia e união de todo poder em prol de Atalaia”, destacou Maria da Comesa.

Com tudo o que já foi destacado, Maria da Comesa já se qualificaria como uma grande líder. Mas, as grandes lideranças surgem mesmo em momentos difíceis, em momentos de crises. É que são nas crises que surgem as lideranças qualificadas.

A vereadora esteve à frente da Câmara nestes últimos quatro anos, que foram sem sombra de dúvidas o período mais complicado da história contemporânea de Atalaia. Durante esse período Atalaia teve dois prefeitos, muitos atrasos de pagamentos, serviços públicos ineficientes, inúmeras manifestações e inúmeras obras inacabadas. E, mesmo diante desse turbilhão de acontecimentos, a Presidente Maria da Comesa teve a postura política de manter a firmeza que o cargo exige, tendo que em muitas das vezes se expor para dar continuidade ao bom funcionamento dos trabalhos.

“Muito difícil esse período. Precisei da ajuda de minha família, amigos, funcionários da Casa, sempre pedindo a Proteção Divina para ter calma e sabedoria e sempre torcendo para que o nosso município consiga honrar com os compromissos, assim como fiz durante minha gestão de oito anos aqui na Câmara, que está se encerrando”, destacou a presidente.

Maria da Comesa tem um forte apoio político em Brasília. E, coincidência ou não, nesse período de oito anos em que esteve a frente da Câmara, inúmeros recursos foram destinados ao município de Atalaia por seus amigos, o senador Benedito de Lira e o deputado Federal Arthur Lira. Entre eles a maior obra da história do município, que é a drenagem e pavimentação de ruas próximas à região conhecida como Buraco do jacaré.

“Meus amigos, o Senador Biu de Lira e o Deputado Federal Artur Lira foram os únicos políticos que mandaram recursos Federais para nosso município e todos Atalaienses podem ter certeza que juntamente com o meu filho Luciano Cavalcante iremos buscar mais recursos como a iluminação da nossa Cidade, o calçamentos do Jagatá e demais adjacências, calçamento do mutirão do Jenipapeiro e a estrada de ligação do centro ao Genipapeiro que estamos numa lutar para ter êxito nesses projetos e os demais projetos que beneficie a população e que o poder executivo enviar para nosso gabinete vou continuar buscando essas parceria como na obra do Buraco do Jacaré”, destacou.

Maria da Comesa se prepara agora para entregar a Presidência do Legislativo, e fará isso com a cabeça erguida de quem soube honrar com seus compromissos. Para a próxima Presidência, a vereadora não deixará nenhuma divida, pois todos os compromissos de dezembro foram devidamente cumpridos. O que Maria deixará mesmo são legados de uma boa administração e conselhos para o futuro presidente, o vereador Alexandre Tenório. “O conselho que dou ao vereador Alexandre é o de que cumpra com as obrigações com muito humildade. Espero muito do Alexandre e confio que ele fará uma boa administração”, completou.

A cidade de Atalaia passou por quatro anos de grandes retrocessos e precisará de uma grande união de apoio entre a classe política para que a cidade possa voltar ao caminho do desenvolvimento. Mesmo a atual presidente tendo sido eleita por um grupo que não apoiou nas urnas o futuro prefeito, Maria da Comesa se coloca a disposição em ajudar no que for de bom para o município.

“Atalaia precisa da união de todas as classes para poder conseguir avançar em todas as áreas, principalmente na geração de emprego e renda do nosso município, que é um dos maiores problemas do nosso país. O pleito eleitoral de 2016 já foi concluído e os palanques já foram desmontados, sou vereadora do município de Atalaia e não de um grupo. Todos os projetos que forem encaminhado para Câmara Municipal pelo Poder Executivo, que tenha intuito do desenvolvimento da nossa cidade, terá o meu apoio”.

Com a proximidade do inicio de seu sexto mandato, a vereadora Maria da Comesa deixa uma recado à população atalaiense, de renovação de seu compromisso com o desenvolvimento do município.

“Jamais irei decepcionar meus amigos, minha família e vou continuar com o meu trabalho principalmente na área social. Vou se aproximar mais de todas as regiões de Atalaia e vou cobrar todos os projetos para o desenvolvimento da nossa cidade. Os que o poder executivo informar que não tem recurso, vou solicitar que seja encaminhado para o nosso gabinete que vamos interagir com o nosso Senador Biu de Lira e o Deputado Federal Arthur Lira para conseguir os recursos necessários para realização”.

Se compromete a vereadora, a partir de janeiro de 2017, a lutar muito pelo funcionamento do Distrito industrial Nova Atalaia que irá gerar diversos empregos para nossa cidade, assim como pelo inicio da pavimentação das ruas do Distrito Branca de Atalaia no qual o deputado Artur Lira conseguiu os recursos, assim como outras obras.

“Vamos solicitar o imediato envio do projeto de drenagem e pavimentação do JAGATÁ e de todas as ruas adjacentes para encaminhar para o gabinete do senador Biu de Lira, para liberação de recursos que será a maior obra de infraestrutura, junto com a obra do Buraco do Jacaré, já feita em Atalaia. São recursos enviado pelo senador, que é presidente estadual do meu partido. Vamos cobrar do nosso amigo e diretor do Detran o trecho de recuperação da pista da Comesa e vamos solicitar prioridade nos serviços de iluminação e coleta de lixo da nossa cidade que precisa ser reestruturado. Destaco que vou tentar se aproximar ainda mais de todos os movimento sociais que buscam dias melhores para nossa cidade de Atalaia, assim como aumentar nosso trabalho social, principalmente na área da saúde, agradeço a você Pablo que representa muito bem o site atalaiapop pelo espaço que hoje é a principal ferramenta de informação da nossa cidade, obrigado pelo carinho. Quero desejar a todos os Atalaienses um ano novo repleto de paz, saúde e prosperidade. Um beijo no coração de cada um”, concluiu a Presidente da Câmara.


Notícias Relacionadas