Governador sobrevoa e visita ao lado do prefeito, áreas afetadas pelas chuvas em Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 28/05/2017 18:30  Cidade



Na tarde deste domingo (28), o Governador do Estado de Alagoas Renan Filho e comitiva, sobrevoaram algumas localidades em Atalaia, que foram atingidas pelas chuvas. Logo após, o governador foi recebido pelo prefeito Chico Vigário, pelo vice-prefeito Rodrigo Albuquerque e por secretários e vereadores, para conferir de perto a situação em algumas localidades, a exemplo da ponte que liga o centro ao bairro Nova Olinda.

Acompanham o governador, o coordenador estadual de Defesa Civil, major Moisés Pereira, e os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, e de Saúde, Christian Teixeira, integrantes do comando do Corpo de Bombeiros (CB) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo da visita do Governador Renan Filho foi ao lado da Defesa Civil do Estado, olhar de perto a situação na cidade que teve várias ruas alagadas no dia de ontem (28). Também se colocou à disposição do prefeito Chico Vigário, para que em parceria com o Governo do Estado, possa oferecer respostas rápidas à população atalaiense.

Em entrevista a Radio Atalaia FM, o governador destacou que fez questão de vim à Atalaia para se colocar a disposição do prefeito Chico Vigário e informou algumas medidas que estão sendo tomadas. “Estamos agindo em três vertentes. O princípio agora é o socorro às pessoas, vamos logo mais passar a assistência àquelas pessoas que tiveram que deixar as suas casas por conta das águas e vamos colaborar com as Prefeituras para participar da assistência às famílias, para que com dignidade, depois desse momento elas possam voltar para suas casas se houver segurança ou então, serem realocadas a um outro local para uma moradia definitiva. Nas cidades que tiveram mais problemas, vamos na reconstrução. Aqui em Atalaia graças a Deus não houve danos de grande porte, mas mesmo assim fiz questão de vim aqui para encontrar com o prefeito Chico Vigário e as demais pessoas da Prefeitura e me colocar a disposição em trabalhar por Atalaia, se a situação se agravar mais um pouco”, destacou Renan Filho.   

O prefeito Chico Vigário, que esteve ontem junto com toda a sua equipe visitando cada localidade atingida pelas águas das chuvas, para dar respostas imediatas a essa situação de emergência, destacou a importância da disponibilidade do apoio oferecido pelo Governado do Estado. “É um momento de tristeza por tudo que aconteceu, mas estamos conscientes que é uma questão de falta de estrutura também. Já passei outras vezes pela Prefeitura e vi esse filme que é de terror. Mas, na verdade temos que ter calma para começar a fazer um trabalho que venha a no momento minimizar a situação da população. A presença do Governador é importantíssima, pois ele pôde vê pessoalmente e tenho certeza que ele irá ajudar a todos os municípios que precisem, para que a gente saia dessa situação”, enfatizou o prefeito.

Para o Coordenador de Defesa Civil do Estado, Major Moises, apesar do nível do Rio Paraíba do Meio ter baixado, permanece o estado de alerta. “Permanecemos em estado de alerta. Inclusive estaremos recebendo o Presidente Temer que irá olhar a situação nas cidades atingidas. Ele será cobrado pelo governador às providencias necessárias para poder ajudar a população de Atalaia e demais localidades. O governador faz questão de cobrar do Governo Federal o recurso e a busca de soluções para poder ajudar a toda população que foi atingida”, destacou.

O Coordenador Municipal de Defesa Civil, Massilon Mendes, informou que a Prefeitura vem se mantendo em alerta, analisando todos os dados hídricos e meteorológicos. “Estamos mantendo um contato direto com a população, inclusive foram imediatamente rebatidos os boatos inverídicos sobre a barragem da Carangueija, que estava deixado em pânico à população, mas não passava de uma mentira. Estamos em estado de alerta, vamos continuar em estado de alerta, pois têm previsões de chuvas moderadas no Vale do Paraíba. Aproveito para deixar claro que iremos continuar a deter apenas às informações oficiais, com dados reais da SEMAH, da AMA e do SEMADEM, que são dados reais com relação ao que estão acontecendo não só em Alagoas, mas em algumas cidades de Pernambuco. O intuito do trabalho da Defesa Civil é salvaguardar vidas”.

De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o nível do rio Paraíba apesar de ser elevado, mantém-se estabilizado.

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas