Em Atalaia, 200 alunos da rede municipal participaram da prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 02/06/2017 22:00  Cidade




Em Atalaia, 200 estudantes da rede municipal de ensino participaram na manhã desta sexta-feira (02), da prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica, a OBR. Os estudantes do ensino fundamental responderam as questões de uma prova escrita e que foi realizada simultaneamente em todas as Escolas Sedes participantes do país. Em Atalaia, a única escola pública a aplicar essa prova foi a Francisco de Albuquerque Pontes, do Distrito Santo Antônio.

As provas da OBR são baseadas na grade curricular dos alunos e a maior parte das questões da primeira fase não necessitam de conhecimento específico em robótica. Porém, a competição serve para estimular os jovens a se interessarem pelo setor tecnológico, já que a robótica é um estímulo para o raciocínio e a reflexão do jovem nessa fase de sua vida, em que está descobrindo seus talentos e aptidões.

“Acredito que inserir a robótica educacional na Escola é um grande sonho desses alunos, onde os ajudarão a melhorar de forma efetiva esse processo educacional que atualmente é muito preocupante, por conta da quantidade de alunos desestimulados e das famílias ausentes desses problemas que afetam a nossa juventude”, destacou Tâmara Lucena, diretora da Escola Francisco de Albuquerque Pontes.   


Para o sub-secretário municipal de Educação, Mauricio Aureliano, este é apenas o ponta-pé inicial na busca por uma excelência em Educação, tendo a robótica educacional como aliada. “Nossos esforços tem sido no sentido da melhoria dos índices educacionais no município de Atalaia. Nesse momento estamos com um embrião de um projeto que gradativamente vai atingir outras escolas da rede municipal de ensino. A Robótica Educacional está em evidência, pois é uma inovação que têm garantido a elevação dos índices de aprendizagem dos alunos”, informou o sub-secretário.

Mauricio Aureliano destacou ainda o comprometimento da atual gestão na melhoria da Educação em Atalaia. “Na gestão do prefeito Chico Vigário a Educação é vista como um direito e não temos medido esforços para que tenhamos uma Educação de excelência, com a qualidade que todos os atalaienses merecem”.

Para saber mais sobre a importância da Robótica Educacional na melhoria da qualidade de aprendizagem, entrevistamos o professor e empresário Gildenor Leite, sócio-proprietário da empresa Sala de Robótica. “A Robótica Educacional é extremamente importante para a melhoria dos índices do IDEB do município. Ao estudar  matemática,  geográfica, entre outras matérias e colocar os conhecimentos na prática, através de montagens de robôs, traz ao aluno um campo vasto de aprendizagem. Quem vai ganhar com a robótica no ensino público são os alunos que estarão aprendendo e irão utilizar futuramente todos esses conceitos da Robótica Educacional para o mercado de trabalho”, destacou.

Os alunos que obtiverem a melhor nota em cada um dos dois níveis de provas, serão premiados com medalhas e certificados.

 

Notícias Relacionadas