Sexo Seguro é tema de palestra da Secretaria de Saúde para os alunos do EJA

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 08/06/2017 23:30  Cidade


Alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Jabes Francisco, localizada no centro de Atalaia, tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas e aprender mais sobre o tema “Sexo Seguro”, na noite desta quinta-feira, 08 de junho. Os alunos acompanharam palestras sobre o tema, em uma ação alusiva ao Dia dos Namorados, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Promoção à Saúde – NUPS.

Alguns mais tímidos, outros mais descontraídos, os alunos deixaram a vergonha de lado e participaram de uma conversa franca sobre a Sexualidade, sobre as doenças sexualmente transmissíveis e sobres métodos contraceptivos, que foram temas abordados na palestra da enfermeira Luciana Lemos, que apresentou também imagens em slides e alertou sobre a importância da prática do sexo seguro, informando ainda que infelizmente Atalaia apresenta grandes índices de casos de sífilis e HPV.

A segunda palestra da noite ficou por conta da psicóloga Dra. Márcia Eleonora, que teve a oportunidade de apresentar aos presentes uma visão psicológica da prática sexual. “Praticar sexo não é só corpo, é mente também”, destacou.   

“Estamos realizando essa ação de promoção à saúde com o objetivo de conscientizar esses jovens e adultos sobre os cuidados e os riscos que o sexo desprotegido por causar. Essa ação é importante, pois os alunos tiraram suas dúvidas, ampliaram os conhecimentos e posteriormente vão colocar em prática de forma segura”, destacou Cledja Soares, coordenadora do NUPS.

Ao final das palestras, foram sorteados brindes, distribuídos bombons e camisinhas, além serem disponibilizados pela equipe da Secretaria, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

A palestra também foi prestigiada pela coordenadora no NASF Rosemere Medeiros, pela coordenadora da Atenção Básica Lívia Albuquerque, funcionários da Saúde e professores do município.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas