Escolas Municipais de Atalaia realizam ações ambientais na Semana do Meio Ambiente

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 14/06/2017 13:30  Cidade

Escola Suzana Craveiro Costa de Medeiros

Escola Antônio Amâncio

Escola José Martins de Almeida (Branca)


Durante toda a Semana do Meio Ambiente, 01 a 05 de junho, a Prefeitura de Atalaia, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu diversas atividades nas escolas municipais, a fim de gerar reflexão e conscientização ambiental entre os alunos. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.

Com o principal objetivo de sensibilização e conscientização não só dos alunos, mas de toda comunidade escolar, com as questões ambientais, diversas ações simultâneas foram desenvolvidas ao longo dos dias nas escolas municipais. Entre as ações, foram realizadas palestras, exposições, oficinas, plantio de mudas, entre outras.

A Escola José Martins de Almeida (Distrito Branca), realizou trabalhos de confecções de cartazes e distribuíram mudas de plantas. A Escola Lúcio Fidélis (Porangaba), realizou uma palestra sobre o tema para os alunos, tendo como palestrante o professor de Geografia e Engenheiro Agrônomo, Paulo Henrique, onde na oportunidade os alunos interagiram bastante. A Escola Antônio Amâncio (Bairro José Paulino) também realizou trabalhos de conscientização e plantio de mudas, especialmente milho, já que estamos em época junina. A Escola Suzana Craveiro (Bairro José Paulino) também realizou um destacado trabalho de plantio de mudas e contou também com palestra da Defesa Civil de Atalaia. A Escola Francisco de Albuquerque Pontes (Distrito Santo Antonio) trabalhou a confecção de cartazes com os alunos. Já a Escola Antônio Vieira (Mirante Atalaia) realizou um belíssimo trabalho artístico, onde os alunos tiveram como matéria-prima, materiais recicláveis. Todas as demais escolas realizaram atividades alusivas ao tema.

A Escola Emilio de Maia (Bairro Nova Olinda), com muita criatividade, inovou na maneira de transmitir a importância dessa conscientização e criou um ambiente divertido, onde misturando brinquedos confeccionados com materiais recicláveis e brinquedos tradicionais, possibilitaram aos alunos aprenderam de uma forma bastante divertida. “As crianças ficaram encantadas com esse projeto do Ateliê, onde puderam se divertir com brinquedos de materiais recicláveis. Com isso resgatamos essa maneira divertida de brincar, com atividades direcionadas a preservação ambiental”, destacou a diretora Leonia Morais Agra.   

“Nosso objetivo é fortalecer valores e atitudes, estimulando nossos alunos a refletirem sobre a responsabilidade de cada um na garantia de um ambiente melhor para todos. Felizmente as escolas do município se empenharam, promovendo uma bela comemoração para marcar a Semana do Meio Ambiente”, diz o secretário de Educação, Petrúcio Wanderley.

Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

 

Escola Antônio Vieira da Costa

Escola Francisco de Albuquerque Pontes

Escola Emílio de Maia

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas