Prefeito prestigia cerimônia de formatura do curso de Bombeiro Civil em Atalaia

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 19/06/2017 19:30  Cidade


Sob olhares e admiração de familiares, amigos e autoridades, uma solenidade especial marcou a cerimônia de formatura do curso Bombeiro Civil, de 25 atalaienses, entre mulheres e homens, ocorrido na noite deste último sábado, dia 17 de junho. A cerimônia foi realizada no Centro Recreativo Aloísio Chulapa.

Conforme a organização do evento, o curso durou 12 meses e estes profissionais estão aptos para atuar onde for necessário o seu conhecimento, ajudando ao próximo seja no resgate a vítimas de acidentes, serviços no combate a incêndios como também em outras atividades.

Foram meses de treinamento em sala de aula, com aulas teóricas e práticas, onde os alunos puderam aprender várias atividades relacionadas com primeiros socorros, resgate e atendimento a vítimas, combate a incêndio e vários outros procedimentos voltados para salvar vidas.

O curso foi realizado através do Centro de Ensino e Instrução (CEI), com aulas sendo realizadas no Centro Educacional Educando com Saber, ministradas pelos instrutores: Professor Edmilson Mendes, Rodrigo da CPCA e Capitão Cleyber.

O prefeito de Atalaia, Chico Vigário esteve acompanhado da primeira-dama Rosiane Vigário, prestigiando a cerimônia, que também contou com a presença dos vereadores Marivaldo Souza e Mauricio Tenório.

A atuação dos bombeiros civis não é restrita à prevenção e ao combate de incêndios, competindo-lhes também as tarefas de avaliações e identificação de riscos em geral; a liberação e acompanhamento das atividades com possibilidade de perda material ou humana; o atendimento de emergências, especialmente com a prestação de primeiros socorros, como em acidentes de trânsito, atropelamentos, afogamentos e a realização de salvamentos terrestres, aquáticos e em altura.   

“O papel desempenhado pelo Bombeiro Civil é de grande importância, pois tanto na parte preventiva, como na combativa, visa preservar o meio ambiente como um todo, inclusive o do trabalho, tendo em vista a garantia conferida pelo constituinte a todos os trabalhadores de terem reduzido os riscos inerentes ao trabalho, por meio de saúde, higiene e segurança”, destacou o instrutor do curso e Bombeiro Civil Edmilson Mendes.

Atalaia passa agora a contar com uma base com 29 Bombeiros Civis Comunitários, aptos a trabalhar em prol da cidade, atuando como se fosse uma base do SAMU, com equipes divididas por turno, realizando ações como a limpeza do Rio Paraíba, prevenção de combate a incêndio no comércio que atualmente não existe, entre outras.

 

Notícias Relacionadas