Em reunião, vereadores solicitam ao Presidente da Fiea a manutenção da Unidade SESI Atalaia

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 06/07/2017 15:30  Destaque


Vereadores do município de Atalaia estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 05 de julho, com o senhor José Carlos Lyra de Andrade, Presidente da Federação das Industrias do Estado de Alagoas (Fiea). A reunião foi realizada na Casa da Industria Napoleão Barbosa, em Maceió. Na oportunidade estiveram presentes os vereadores Alexandre Tenório (Presidente), Maria da Comesa, Camyla Brasil, Neide Miranda, Janaina Montenegro, Toni Barros, Ricardo Calheiros e o senhor Carlos Alberto, técnico da Fiea.

O objetivo da reunião foi obter informações sobre a atual situação da Unidade SESI SENAI EBEP Atalaia, que atualmente funciona apenas com turmas do terceiro ano do ensino médio e que vive a terrível expectativa de ter que seguir o destino de outras unidades do Brasil e ter suas portas fechadas. Na oportunidade os vereadores fizeram um apelo ao presidente para que a Unidade tenha continuidade, volte a abrir novas turmas já a partir de 2018, para que os bons resultados obtidos pela Unidade SESI Atalaia tenham sequência e continuem beneficiando os jovens atalaienses.

O Presidente da Fiea informou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Sistema S, devido a crise econômica e a queda na arrecadação da contribuição das indústrias. A industria contribui com uma porcentagem da folha de pagamento, mas com o aumento das demissões, a queda na arrecadação foi a primeira conseqüência.

Alegando não ter como manter todas as unidades nesse cenário de crise, foram apresentadas algumas alternativas para evitar o fechamento da Unidade. A primeira e que manteria inclusive a estrutura técnica e profissional, seria uma parceria com o Governo de Alagoas, para continuar oferecendo ensino médio e profissionalizante, onde a qualidade de ensino continuara vinculada ao SESI SENAI. Um outro caminho, porém menos atrativo, seria uma parceria com o Governo Municipal a exemplo do que ocorre hoje com a cidade de Marechal Deodoro.

“Fomos muito bem recebidos pelo presidente Dr. José Carlos Lyra, onde tivemos a oportunidade de tirar todas as dúvidas existentes. Todos os 13 vereadores estão de mãos dadas por essa causa e iremos buscar ajuda junto aos Governos Municipal e Estadual”, destacou o Presidente da Câmara, Alexandre Tenório.

Vereadores irão buscar apoio político para viabilizar essa parceria com o Governo do Estado. O Presidente da Câmara já esteve reunido com a deputada estadual Jó Pereira, para solicitar apoio para esta causa. Uma reunião com o secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa será marcada para as próximas semanas e contará com a participação de vereadores, do prefeito e de deputados estaduais.

“Temos por missão não deixar essa Escola fechar. E por isso a preocupação da Câmara em manter um constante diálogo. Os 13 vereadores estão engajados nesta luta, dispostos a correr atrás desse objetivo e se Deus quiser, a população atalaiense sairá beneficiada”, concluiu o Presidente Alexandre Tenório.

Desde que iniciou suas atividades, a Unidade SESI SENAI EBEP Atalaia vem colecionando resultados importantes e bastante significativos, contribuindo para o desenvolvimento educacional do município. Além de destaque com a Robótica, levando a bandeira do SESI e de Atalaia para todo o Brasil, a Unidade desenvolveu outros projetos, como: Expo Matemática, Expo Física, A química no cotidiano, Music Show, Festival de Arte e Cultura, Startup, Jogos Internos, Resgate da Cultura Nordestina com o Casamento Matuto, Conexão Mundo, Natal Solidário e Projetos Integrados. No ano de 2016, 30% dos alunos do EBEP que prestaram vestibulares, foram aprovados na UFAL e na UNCISAL, sendo que mais de 24 alunos tiraram mais de 600 pontos na fase de redação.

 

Notícias Relacionadas