Encontro debate parceria para implantar políticas para a juventude em Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 07/07/2017 19:30  Destaque


O secretário municipal de esportes, juventude e lazer, Aloísio Chulapa, se reuniu na tarde desta quinta-feira (06/07), com o representante da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em Alagoas, Emerson Ribeiro e com o consultor técnico de projetos da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA, o atalaiense Francisco Batinga.

A reunião teve como objetivo tratar sobre ações conjuntas no município voltadas às pessoas de 15 a 29 anos, discutindo sobre os projetos que possam se adequar a realidade e necessidade do município de Atalaia. Foi levantada a possibilidade da Secretaria promover algumas atividades em comunidades e escolas na Semana da Juventude, que inicia no dia 11 de agosto, quando se comemora o Dia do Estudante.

Também foi debatida a possibilidade da participação do secretário Aloísio Chulapa, representando o município, no Encontro Nacional de Gestores Municipais da Juventude, que acontecerá no dia 04 de agosto em Brasília. “Será uma grande oportunidade para o desenvolvimento de projetos que pretendemos implantar em nosso município, já que teremos um contato direto com os ministros e com parlamentares”, destacou o secretário.

A SNJ foi criada em 2005, visando a potencialização de uma série de programas e ações voltadas aos jovens de 15 a 29 anos. Seu papel é o de fortalecer a articulação interministerial, fazendo diálogo com a sociedade civil. Entre os programas apresentados pelo mobilizar do da SNJ, Emerson Ribeiro, estão a Estação Juventude, Participatório, Juventude Viva e Id Jovem.

O Grande carro chefe da Secretaria Nacional de Juventude é o programa Identidade Jovem (Id Jovem) que visa beneficiar cerca de 16 milhões de jovens em todo país. “Atalaia é um dos municípios do Estado de Alagoas com o maior índice de jovens em condição de baixa renda, onde a família recebe em torno de dois salários mínimos por mês. É o décimo primeiro entre os 120 municípios. Esse programa beneficia esses jovens com meia-entrada para programas esportivos, artístico-culturais, possibilitando concorre também a outros benefícios. É uma política pública do Governo Federal, mas quem faz diretamente é o município”, destacou Emerson Ribeiro.

A secretaria municipal de esporte, lazer e juventude irá se organizar para disponibilizar o mais rapidamente esse programa para os jovens do município. O secretário Aloísio Chulapa estudará com o prefeito Chico Vigário, a melhor maneira de fazer o lançamento deste programa na cidade.

“A Prefeitura de Atalaia, tendo como secretário de esportes o Aloísio Chulapa, está resgatando de volta a prática esportiva na cidade. Sabemos que ainda há muito o que se fazer neste município em termos de políticas públicas voltadas à juventude, mas com a ajuda do Emerson Ribeiro, abrem-se muitas possibilidades da atual gestão ir buscar parcerias em Brasília”, destacou Francisco Batinga.

Durante os seis primeiros meses da atual gestão, o prefeito Chico Vigário vem se preocupando em implantar políticas publicas voltadas para a juventude atalaiense, com o objetivo de tirar esses jovens da ociosidade, afastando-os das drogas e do crime. A escolha do nome do secretário Aloísio Chulapa, já vem resultando em importantes resultados nesse sentido. Ações como a recuperação do Estádio Municipal e a realização do Campeonato de Futebol Amador, são exemplos que vem contribuindo para esses resultados.

 

Notícias Relacionadas