Atual gestão recuperou o Hospital João Lyra Filho

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 12/07/2017 21:00  Cidade


Quem procurou atendimento no Hospital João Lyra Filho em Atalaia, no dia 26 de dezembro de 2016, o encontrou com os portões fechados. O atendimento à população estava restrito apenas a casos de emergência e isso foi notícia bastante divulgada nos meios de comunicações do Estado. Seus reais motivos, iam muito além dos salários atrasados, pois a falta de estrutura para atender os atalaienses, também justificava a iniciativa tomada na época pelos funcionários.

Essa triste realidade perduraria por mais alguns dias, até que a nova gestão municipal do prefeito Chico Vigário, tomou medidas emergenciais para a reabertura imediata do único Hospital da cidade. A missão foi delegada ao secretário de Saúde Juliano Montenegro e a diretora administrativa Cida Melo, que apesar da péssima condição encontrada, com falta de medicamentos, de materiais hospitalares e de equipamentos, deram inicio a um trabalho que possibilitasse o Hospital João Lyra Filho voltar a prestar um serviço adequado à população.

A atual administração realizou várias reformas estruturais para combater infiltrações, melhorar a parte elétrica, pinturas, recuperar enfermarias, além de concertar aparelhos fundamentais para um bom atendimento médico. Em apenas seis meses o Hospital apresenta uma grande evolução, com o restabelecimento do atendimento de médicos plantonistas 24 horas, com várias especialidades ofertadas, laboratório funcionando, ambulâncias e uma farmácia abastecida de medicamentos.

A prova de que o serviço foi restabelecido com qualidade à população, está no alto número de atendimento diário, que varia de 150 a 200 pessoas ou mais. “A plena reabertura do Hospital João Lyra Filho é uma grande conquista da população atalaiense e que mostra um trabalho de parceria em prol de ofertar uma saúde de qualidade. É importante destacar o apoio total do prefeito Chico Vigário e a total parceria do secretário Juliano Montenegro, que sempre estão preocupados em fazer com que o Hospital continue funcionando. Entendo que quando se trata de saúde, o carro-chefe é o Hospital”, destacou a diretora Cida Melo.


De acordo com o secretário Juliano Montengro, a recuperação do Hospital é uma demonstração do compromisso da atual gestão em reestruturar e restaurar toda a saúde no município de Atalaia, proporcionando uma saúde digna.

“Após todas as providências para reabrir o Hospital, realizamos reuniões com os funcionários para mostrá-los a necessidade de um melhor atendimento à população e que a atual administração daria todas as condições para isso. Em seguida contratamos uma equipe médica e de enfermagem de excelente qualidade. Agora, os trabalhos estão voltados para equipar ainda mais o Hospital e voltar com os internamentos”, destaca o secretário, que comemora também a recuperação de dois aparelhos autoclaves, responsáveis pela esterilização e que infelizmente estavam quebrados há um ano.

A questão dos internamentos, levantada pelo secretário, vem sendo tratada pela atual gestão municipal como uma de suas prioridades em curto prazo. Reformas de enfermarias, de macas e de colchões é uma prova disso. “Estamos trabalhando essa questão e com certeza em pouco tempo, o Hospital voltará a internar pacientes. As enfermarias já foram equipadas”, destacou Cida Melo.

Além da urgência e emergência, o Hospital atualmente conta com médicos especializados em várias áreas de atendimento. Entre as especialidades, estão psiquiatria, psicologia, citologia, otorrinolaringologia, dermatologista, urologista e outros serviços que não estavam em funcionamento antes de 2017. Exames de ultrassonografia estão beneficiando a população. O Laboratório voltou a funcionar e já realiza 40 exames diários.

A maternidade é outro grande destaque no trabalho de recuperação realizado pela gestão Chico Vigário. De janeiro a junho, foram realizados 155 partos normais, acompanhados por profissionais competentes, que proporcionam um parto humanizado, sem complicações e com muito respeito para com as gestantes. É um grande beneficio paras mamães do município, que não precisam mais se deslocar para outras cidades, salvo em casos de alta complexidade, a exemplo de parto cesariana.

“Só neste mês de junho foram 32 mães que tiveram todo um acompanhamento de uma equipe dedicada, composta por uma parteira, enfermeira obstetra e um médico plantonista para atender qualquer complicação. A sala de obstetrícia, a nossa sala de parto, também encontramos desativado e graças a Deus conseguimos recuperá-la e equipá-la. É claro que não podemos classificar como de primeiro mundo, mas está totalmente estruturada para atender muito bem e de forma segura todas as mamães e seus bebês. Hoje o Hospital tem totais condições de realizar partos normais”, informou a diretora Cida Melo, destacando que a sala conta com berçário, aquecedores e ar-condicionado.

Sobre o Centro Cirúrgico, que foi um dos maiores destaques das últimas administrações do atual prefeito e que hoje se encontra desativado, a expectativa é que esteja funcionando no inicio do próximo ano. Grande parte da estrutura do Centro Cirúrgico foi sucateada e o trabalho de recuperação demanda tempo e altos recursos. Para que a população volte a contar com esse serviço, a atual gestão está correndo atrás de apoios do Governo Federal e Estadual.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas