Secretário participa de Congresso Nacional em Brasília e busca soluções para a Saúde de Atalaia

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 13/07/2017 12:00  Cidade


O secretário municipal de Saúde, Juliano Montenegro, está em Brasília onde participa do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais, que acontece de 12 a 14 de julho. O evento, realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, reuni secretários municipais de saúde de todo o país, além de profissionais de saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde.

Na programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que discutirão temas importantes para a gestão municipal do SUS: atenção básica, financiamento da saúde e unificação dos blocos de repasses com o estabelecimento das modalidades de custeio e capital a partir de janeiro de 2018 e todo o processo de transição a ser realizado em 2017 com planejamento ascendente e o processo de regionalização e organização da rede de atenção à saúde e o papel da participação da comunidade nesse planejamento, governança executiva da RAS por meio de consórcios, necessidade de integração dos sistemas de informação em saúde, gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, gestão do trabalho e da educação em saúde, programa Mais Médicos, Judicialização da Saúde e relação com setor privado não lucrativo.

O Secretário Juliano Montenegro destaca a importância dos três dias de debates, ressaltando que serão produtivos para traçar um panorama a respeito da crise que o atual sistema de saúde vem enfrentando, com o intuito de buscar soluções para que os gestores possam dar continuidade ao trabalho, mantendo a oferta de serviços fundamentais a população.

Além de participar do encontro, o secretário manterá uma agenda de visitas ao Ministério da Saúde, na busca de soluções através da viabilização de mais melhorias para a saúde do município. Ontem, no primeiro dia do Congresso, o secretário já divulgou a liberação de duas emendas parlamentares. As emendas no valor de R$ 165.000,00 (através do Deputado JHC) e outra no valor de R$ 175.000,00 (através do deputado Pedro Vilela), que serão usadas para aquisição de equipamentos e para os Postos de Saúde do município.

"A atual gestão está mostrando a cada dia que a Saúde se faz com ações e esses recursos vem em ótima hora para alavancar a Saúde de Atalaia, nos possibilitando dar continuidade a um serviço de qualidade que vem sendo ofertado à população”, destacou o secretário, informando que essas emendas são oriundas de projetos apresentados nesta gestão do prefeito Chico Vigário, em trabalho conjunto do secretário com a coordenadora de planejamento da Secretaria, a Célia Resende.

 

Na Foto: Secretário Juliano Montenegro ao lado do Presidente Nacional do CONASEMS, Mauro Juqueira e demais secretários.

Na Foto: Secretário Juliano Montenegro ao lado do
Secretário de Saúde de Delmiro Gouveia, Ib Pita

Notícias Relacionadas