Prefeitura de Atalaia implanta projeto de inclusão em escolas do município

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 19/07/2017 18:30  Cidade



Escolas da zona urbana de Atalaia iniciaram nesta segunda-feira (17), as ações do Projeto UNIÃO DA INCLUSÃO. Esse projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Atalaia, através de um trabalho de articulação intersetorial entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, que estão unidas pela inclusão escolar. O projeto tem duração de dois meses e a expectativa é que atenda a 60 famílias.

O projeto tem como objetivo acolher as famílias de alunos especiais do município, que estejam matriculados na rede municipal de ensino. Desde a última segunda-feira, psicólogas estão atendendo aos pais e alunos nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas Suzana Craveiro, Antônio Amâncio, Jabes Francisco, Dr. Emilia de Maia e Antônio Vieira. Nesses atendimentos, as profissionais estão dando orientações aos pais sobre as patologias e realizando encaminhamentos para esses pais.

“As Secretarias de Saúde e Assistência Social disponibilizaram psicólogos para estarem uma vez na semana nas Salas de Recursos Multifuncionais, onde vão atender aos pais e aos alunos, para detectarem se são especiais ou não. Para os pais que não têm laudo médico para realizar o tratamento, estão sendo encaminhados para o NASF ou Maceió. Se já tem laudo médico, mas não recebe o beneficio de prestação continuada (BPC), encaminham de imediato para a Assistência Social”, destacou a Emanuelly Pereira.

No término do projeto, os alunos que forem detectados como especiais, serão encaminhados para o neurologista e para o psiquiatra. Também será realizada uma formação direcionada aos professores, onde as psicólogas darão direcionamentos de como devem agir de acordo com cada patologia diagnosticada.

 

Notícias Relacionadas