Hepatites Virais é tema de palestra da Secretaria de Saúde para manicures e pedicures de Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 26/07/2017 16:00  Cidade



Em mais uma ação do Julho Amarelo, mês de conscientização voltado para os cuidados com as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Atalaia, através do seu Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS) e da Vigilância Sanitária, promoveu uma palestra sobre as formas de transmissão da doença aos profissionais das áreas de salão de beleza da cidade.

Durante o encontro, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), no prédio da Câmara Municipal, manicures e pedicures acompanharam uma palestra realizada pela enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Lívia Albuquerque, onde receberam informações sobre os tipos de hepatites e os perigos do uso coletivo e ausência de limpeza e desinfecção de todos os instrumentos e superfícies em seus ambientes de trabalho. A coordenadora alertou também que a ausência de esterilização dos instrumentos nesses serviços poderá colocar em risco os clientes a adquirir as Hepatites Virais.

“Essa ação de promoção tem como objetivo conscientizar e sensibilizar manicures e pedicures sobre a importância de manter uma prestação de serviço adequada as normas da vigilância sanitária e que busquem orientar seus clientes da importância de possuir um kit individual, o que garantirá que o vírus das hepatites não sejam passados de uma pessoa para outra. O alerta tem como intuito enfatizar que os instrumentos utilizados por esses profissionais precisam ser esterilizados ou descartados, para que sejam eliminado o risco de contaminação”, destaca Cledja Soares, coordenadora do NUPS.

As participantes receberam materiais informativos sobre as formas de transmissão, prevenção, sintomas e vacinas. Aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o tema, sendo também informadas sobre a importância de manterem um cadastro atualizado na Vigilância Sanitária do município para receberem luvas, acetonas e maiores informações. Ao final, receberam kits com instrumentos utilizados em seus trabalhos.

A hepatite é a inflamação do fígado, e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As principais formas de transmissão são através do sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos perfuro cortantes.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas