Atalaia sediou o Fórum de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Alagoas

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 27/07/2017 17:00  Cidade



Na manhã desta quinta-feira, dia 27 de julho, o município de Atalaia foi sede de mais uma edição do Fórum de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas – CREMAL. O evento teve como objetivo entregar aos gestores municipais e/ou representantes legais, os relatórios de fiscalizações realizadas nas unidades de Saúde e Hospitais dos municípios de Atalaia, Capela, Cajueiro e Pindoba.

O Fórum foi realizado no auditório da ASMALU e contou com a presença do presidente do CREMAL Dr. Fernando Bezerra e demais conselheiros, do prefeito de Atalaia Chico Vigário, do secretário de saúde de Atalaia, Juliano Montenegro, da secretária de saúde de Capela, Maria Aparecida e de representantes das Secretarias de Saúde dos municípios de Cajueiro e Pindoba, além de funcionários das cidades participantes.

Representando o prefeito Chico Vigário e o secretário Juliano Montenegro, a coordenadora da Atenção Básica, Lívia Albuquerque recebeu o relatório das mãos do presidente do CREMAL.

Além da entrega dos relatórios, os participantes puderam acompanhar a realização de três palestras sobre problemas atuais da Saúde. A primeira palestra, com o tema Leptospirose, foi ministrada pelo médico infectologista Dr. José Maria Constant. A segunda palestra, com o tema Declaração de Óbito, foi ministrada pelo médico legista Dr. Gerson Odilon Pereira. A última palestra foi ministrada pelo médico ginecologista e obstetra Dr. José Elias Soares da Rocha, que tratou sobre o tema Pré-Natal.

O presidente do CREMAL, Dr. Fernando Pedrosa destacou que esses relatórios irão possibilitar aos gestores observar quais os eventuais defeitos e problemas existentes nas unidades de Saúde que foram fiscalizadas pelo Conselho.

“Já sabíamos da real situação do município, mas essa fiscalização nos possibilita uma importante visão vinda do CREMAL. Mais do que uma fiscalização, é uma maneira de ajudar e ser parceiro dos municípios. A situação de Atalaia não é diferente de outros municípios, mas tomaremos essa fiscalização como aprendizado para melhoria da Saúde do município de Atalaia e cidades circunvizinhas”, comentou em seu discurso o secretário de Saúde de Atalaia, Juliano Montenegro.

Único prefeito presente ao evento, Chico Vigário foi parabenizado pelo Coordenador de Fiscalização do CREMAL Dr. Joseane Granja, que destacou que este gesto demonstra comprometimento com a Saúde do município, já que os relatórios de vistorias realizados pelo CREMAL poderão servir de orientação na melhoria dos serviços de Saúde local.

“Vejo como um evento de grande importância para a saúde pública de Atalaia e demais cidades participantes, pois reuni um público de profissionais e representantes locais da área para a participação em capacitações que buscam aprimorar o atendimento aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o prefeito informando que apesar dos problemas e dificuldades encontradas, a gestão não se escondeu e desde o primeiro dia vem realizando ações para o avanço da Saúde no município, citando como exemplo a reabertura e recuperação do Hospital João Lyra Filho, que foi encontrado com as portas fechadas.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas