De olho na Prova Brasil, Educação de Atalaia dá inicio a projeto de formação de professores

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 03/08/2017 22:00  Cidade



A Secretaria Municipal de Atalaia deu iniciou na manhã desta quinta-feira (03), ao primeiro encontro do Projeto de Formação de Professores – Oficina de olho na Prova Brasil. O projeto tem como finalidade trabalhar com professores das turmas do 5º ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental, para que os alunos possam adquirir competência e habilidades necessárias a sua série, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

O projeto, que terá duração de três meses, foi uma iniciativa da Secretaria tendo em vista a constatação de um número significativo de crianças que apresentaram dificuldades em leitura, escrita, interpretação de texto e na resolução de problemas. Espera-se com esse trabalho contribuir para a melhoria significativa nessas áreas de conhecimento, favorecendo a aprendizagem.

“Através deste projeto buscaremos de maneira simples e interativa, despertar o interesse, a participação e a aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. O projeto será bastante produtivo e viável, pois, a Prova Brasil além de avaliar a situação das redes de ensino brasileiras, também tem a função de nortear decisões administrativas e pedagógicas nas escolas através dos resultados”, destacou Cícera Dasdores, coordenadora do Fundamental I.

Nesta primeira etapa, foi realizada uma oficina e palestra com os temas: Matriz de referência de língua portuguesa – SAEB/Prova Brasil e Procedimentos de leitura. A palestrante foi a coordenadora Cícera Dasdores.

Confira o cronograma das próximas oficinas:

08/08 – Tema: Descritores de matemática / Tema da matriz de referência de matemática. Palestrante Fania Guedes.
12/08 – Tema: Implicações de suporte, do gênero enunciado na compreensão do texto / Relações entre textos. Palestrante Maria José Toledo.
04/09 – Tema: Conteúdos estruturantes de matemática da educação básica. Palestrante Fania Guedes.
23/09 – Tema: Coerência e coesão no procedimento do texto / variação lingüística. Palestrante Maria José Toledo.
20/10 – Aulão com todos os professores.

A Prova Brasil, que em 2017 será aplicada do dia 23 de outubro a 03 de novembro, é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. O resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola.

Para o ano de 2017, a meta projetada do Ideb é de 4,2.

 

Notícias Relacionadas