Secretaria de Saúde realiza seminário com orientações para cuidadores de pacientes em domicílio

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 04/08/2017 12:00  Cidade



Na tarde desta quinta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia, através do Programa Melhor em Casa, realizou o primeiro seminário voltado para os cuidadores, abordando temáticas sobre os cuidados com os pacientes em domicílio. O evento, realizado no auditório da ASMALU, teve o objetivo de passar orientações, para que os cuidadores possam proporcionar um maior conforto aos pacientes.

O cuidador(a) desempenha um papel importante na atenção domiciliar, sendo responsável pelo cuidado diário, observação de alteração de saúde do paciente, formando assim um elo de comunicação com a equipe do Melhor em Casa.

Na abertura do evento, o secretário de saúde Juliano Montenegro parabenizou a equipe do Programa Melhor em Casa. “A equipe está de parabéns por proporcionar todos esses conhecimentos aos cuidadores, que são as pessoas que estão no dia a dia com os pacientes. Gostaria de salientar o apoio da Prefeitura de Atalaia, na pessoa do prefeito Chico Vigário que tem nos dado total apoio para uma solidificação maior desse programa, o que nos permite melhorar ainda mais esse atendimento aos pacientes”, destacou o secretário.

Os cuidadores puderam acompanhar as seguintes palestras:

Orientações para cuidados de pacientes domiciliares, tendo como palestrantes as enfermeiras do Programa Melhor em Casa, Luna Raposo e Thamires Nicolau.

Transferência do paciente no leito, tendo como palestrantes as fisioterapeutas do Programa Melhor em Casa, Jaquelaine Texeira e Thaysa Barbosa, que realizaram também uma simulação sobre as precauções para mover o paciente de forma correta e segura, da cama para a cadeira de rodas e da cadeira de rodas para a cama.

“Esse é o primeiro de vários outros encontros que iremos realizar, para que possamos tirar dúvidas e compartilhar experiências. O próximo será em setembro, com a equipe de psicologia e assistentes sociais, onde realizaremos uma roda de conversa para compartilhar as experiências dos cuidados e da sobrecarga que muitos de vocês sentem. Com essa ação, estaremos buscando de alguma forma ajudá-los nessa sobrecarga, pois sabemos que não é fácil esse cuidado. É importante manter esse elo de informação”, destacou Danielle Marques, coordenadora do Programa Melhor em Casa em Atalaia.

Após as palestras, a equipe distribuiu cartilhas com orientações que servem para auxiliar o cuidador (a), servindo de apoio para sanar dúvidas que poderão surgir no cuidado diário com o paciente em atenção domiciliar.

Para a senhora Maria Esmerita dos Santos, que é cuidadora do seu pai, que tem 77 anos e apresenta dificuldades de locomoção por ter uma perna amputada, as palestras foram de grande importância para sanar dúvidas. “Foram orientações que irão auxiliar nos cuidados diários. Tinham coisas que eu não sabia, como mover ele da cama de forma correta”, destacou.

O Programa Melhor em Casa em Atalaia é composto por uma coordenadora, uma médica, duas enfermeiras, quatro técnicos em enfermagem, duas fisioterapeutas, uma nutricionista, duas psicólogas, duas assistentes sociais, um condutor e uma auxiliar de limpeza. A equipe disponibiliza aos cuidadores um telefone de contato para tirar dúvidas.

Atualmente, o programa atende a 78 pacientes e com apenas sete meses de trabalho dessa nova equipe, já é considerado um dos melhores do Estado de Alagoas, ao lado da cidade de Campo Alegre, sendo referência para outros municípios.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas