SAMU Atalaia lança projeto em escolas no intuito de reduzir trotes

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 04/08/2017 23:00  Cidade


Na manhã desta sexta-feira, dia 04 de agosto, quarenta alunos do 8º ano da Escola Municipal Antônio Amâncio participaram da primeira edição do Projeto SAMU nas Escolas. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia, através da base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade e do Núcleo de Promoção à Saúde – NUPS, contando com a parceria da Secretaria de Educação.

O projeto tem como objetivo transmitir conhecimentos aos alunos sobre a importância do trabalho realizado pela SAMU, sobre como são feitos os atendimentos e a forma correta de acionar esse serviço. Também foi colocada a importância de não passar trotes, já que segundo levantamento da base descentralizada em Atalaia, o número de trotes vem aumentando consideravelmente, o que acarreta em dificuldades para o pronto atendimento de ocorrências.

Uma equipe do SAMU em Atalaia, composta pelo coordenador Rafael Rocha, pela técnica em enfermagem Ivana e pelo condutor Adeilton, esclareceu dúvidas levantadas pelos alunos, apresentou detalhes da viatura e realizou uma simulação de acidente, para demonstrar como o solicitante de um atendimento deve passar as informações corretas para a base da SAMU. Foi explicado o passo a passo de como devem transmitir informações sobre identificação e sobre os pontos de referência.

“O projeto serve para mostrarmos a esses alunos a importância do SAMU e para que eles transmitam esses conhecimentos para seus familiares e amigos. Mostramos a importância de se transmitir informações direcionadas e especificas, como também sobre o quanto os trotes atrapalham o trabalho e o desenvolvimento de cada equipe que é deslocada para o local do trote. Pretendemos levar esse projeto para todas as escolas do município, para diminuir a quantidade de trotes que existem no município de Atalaia”, destacou o coordenador Rafael Rocha.


O evento também foi prestigiado pelo secretário municipal de saúde, Juliano Montenegro, pela coordenadora do NUPS, Cledja Soares, pela diretora do Hospital João Lyra Filho, Cida Melo e por professores da escola.

De acordo com o secretário Juliano Montenegro, o projeto levará importantes conhecimentos para os alunos atalaienses. “Essa parceria entre Saúde e Educação é de grande importância, pois os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos sobre importância do trabalho da SAMU. Infelizmente hoje, mais de 70% das ligações para a base da SAMU são trotes e pelo estudo feito, a maioria são de adolescentes”, destacou.

Em apenas sete meses da gestão do prefeito Chico Vigário, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido inúmeras ações com objetivo de aproximar seus serviços da população atalaiense. “Temos procurado realizar um trabalho que aproxime a Saúde da população, pois não podemos apenas ficar esperando que a população busque o atendimento. Temos procurado ir à casa do paciente, pois com um trabalho educativo bem feito, previne muitas doenças. Acho que esse é o caminho e a Prefeitura, na pessoa do prefeito Chico Vigário, tem nos dado muito apoio e atenção necessária para fazermos esse trabalho”, comentou Juliano Montenegro.

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas