ESF da Rua de Cima realiza ação noturna voltada à saúde do homem

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 11/08/2017 15:00  Cidade


Dando continuidade ao projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Atalaia, através da Secretaria de Saúde, para estabelecer estratégias de aproximação do público adulto masculino aos atendimentos de saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Rua de Cima, realizou na noite desta quinta-feira, dia 10 de agosto, ações noturnas voltadas à saúde do homem. A ação desenvolvida pela atual gestão vem possibilitando o atendimento aos homens que não têm horário disponível no dia a dia.

Só nesta quinta-feira, uma equipe formada por 16 profissionais, entre médico, dentista, enfermeiras, técnico em enfermagem, agentes de saúde, agente administrativo e equipe de apoio do ESF Rua de Cima, realizaram 230 atendimentos. Foram realizadas 30 consultas médicas, 15 atendimentos odontológicos, 38 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, 37 aferições da glicemia, 30 vacinas contra tétano e Hepatite B, 40 verificação de PA e 40 verificação de peso.

Também foram realizadas ações coletivas de caráter educativo abordando uma das temáticas mais relevantes com relação aos cuidados com a saúde do homem, que é o câncer de próstata. A palestra e a dinâmica foram ministradas pelas profissionais de saúde do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), a nutricionista Andrezza Oliveira, a fisioterapeuta Luana Mellize e a assistente social Regiane Almeida. Essa ação educativa foi realizada após o atendimento médico e de enfermagem. Ao final, a equipe distribuiu brindes aos participantes.

A enfermeira Luciana Lopes, da ESF Rua de Cima, ressalta a importância do atendimento noturno. “Essa ação é importante pela necessidade que a equipe observou em cuidar mais dos homens, pois a grande maioria trabalha durante todo o dia, ficando muitas vezes impossibilitados de irem ao Posto de Saúde em horário normal de atendimento”, afirma a enfermeira, destacando ainda que após os atendimentos, os usuários com prescrição médica já pegavam os medicamentos na própria Farmácia da ESF.

Estiveram prestigiando a ação a coordenadora de Atenção Básica Lívia Albuquerque e o secretário municipal de Saúde Juliano Montenegro. De acordo com o secretário, apesar do projeto estar apenas em seu início, já pode ser considerado um sucesso. “Saúde não é apenas quando se está com algum sintoma ou doença, mas os cuidados que são tomados antes e por isso se tornar imprescindível essa ação pioneira da atual gestão municipal, em facilitar o acesso do público adulto masculino com esse atendimento em horário diferente da sua jornada de trabalho, o que faz com que eles se aproximem dos cuidados preventivos em saúde”, destaca o secretário.

Durante a ação foram distribuídos brindes, servido sopa com torrada, bolos e café para todos os usuários.

A Guarda Municipal esteve presente durante todo o decorrer da ação, para garantir a segurança de todos os presentes.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas