Com recurso próprio, vereador Marivaldo recupera a estrada de acesso ao Povoado Porangaba

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 11/08/2017 23:40  Cidade


Com as fortes chuvas que caíram sobre o município de Atalaia nesses últimos meses, várias estradas da zona rural encontram-se em condições precárias devido ao desgaste, dificultando o acesso a essas localidades e isso vem gerado transtornos consideráveis aos moradores dessas regiões. A estrada que dá acesso ao Povoado Porangaba, até esta última quarta-feira (09), figurava nessa crítica estatística.

É que através de uma ação do vereador Marivaldo Souza, que utilizando recursos próprios, contratou a empresa JJA Construtora e Consultoria, homens e máquinas estão realizando um trabalho intenso nesta estrada, com o intuito de recuperar o tráfego através do nivelamento e da aplicação de pavimento asfáltico demolido, também conhecido como material de fresagem. O trabalho abrange um quilômetro de estrada, ligando a BR 316 até a região urbana do Povoado.

A fresagem consiste no corte de uma ou mais camadas de um pavimento asfáltico por intermédio de processo mecânico a frio. Efetuam-se cortes por movimento rotativo contínuo, elevando-se depois o material fresado para o caminhão basculante que irá efetuar o transporte do material para o local de destino. O material que está sendo utilizado em Poranagaba foi adquirido através de uma solicitação direta do vereador Marivaldo Souza ao Ministro dos Transportes, o alagoano Maurício Quntella. Para conseguir esse material em beneficio da comunidade, o vereador contou também com a parceria da Fundação Amadeu Inácio – FAMIC.

“A fresa é de grande valia porque deixa a estrada de terra quase como asfaltada. E o uso do material de fresagem melhora não só as condições de tráfego da via, mas também a qualidade de vida de quem usa essa estrada, que deixará de conviver com a poeira do barro e a lama no período de inverno”, frisa o vereador Marivaldo.

Segundo o vereador, assim que colocada e após a utilização de um rolo compactador, a cobertura incorpora à base do terreno, servindo de reforço para receber o asfalto definitivo, que é um compromisso do senador Benedito de Lira, assumido não só com o vereador, mas sim com toda a comunidade de Porangaba.

Marivaldo Souza comemora a iniciativa que facilitará o deslocamento de centenas de famílias. “O Povoado Porangaba estava praticamente isolado, tendo seus moradores que enfrentar dificuldades para se deslocarem a outras localidades. Inicialmente solicitamos esse apoio da Prefeitura, mas as máquinas se encontram quebradas e com isso, por ter acesso a algumas máquinas, resolvi fazer a doação do meu salário para contratar uma empresa especializada e realizar esse beneficio em prol do Povoado Poranagaba. Pretendo também realizar esse trabalho no Distrito Ouricuri e brevemente chegar nos Assentamentos, para dar uma melhorada em várias estradas que atualmente se encontram em péssimo estado”, destaca o vereador.

Morador do Povoado, o senhor Severino Moura comemorou o acesso mais adequado a Porangaba, o que traz para ele a esperança de ainda mais melhorias na região. “Era um sonho antigo de todos nós que vivemos no Povoado que é o mais distante de Atalaia. Graças a Deus e ao vereador Marivaldo, podemos hoje acessar o nosso Povoado com mais segurança e tranquilhidade”, destacou.

“Foi grande o sofrimento que enfrentamos nesse período chuvoso e posso afirma que essa melhoria em nossa estrada chega na hora certa. O Marivaldo já vinha comentando a sua intenção em realizar mais esse beneficio e estamos muito felizes com mais esse compromisso cumprido”, comemora o senhor Jéferson dos Santos, morador da localidade.

A previsão é de que os serviços sejam totalmente concluídos neste sábado (12). Logo após, as máquinas se dirigiram ao Distrito Ouricuri para realizar esses serviços nas ruas daquela localidade.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas