Mais renda e negócios: Atalaia vai impulsionar comércio dos agricultores familiares

Edição: Phablo Monteiro - Fonte: Casa do Empreendedor de Atalaia 11/08/2017 23:40  Cidade


Uma das ações do programa povo Empreendedor de Atalaia é o fortalecimento do comércio da agricultura local, para impulsionar ainda mais a geração de renda e a economia do município.

Na última quinta-feira 10/08, por meio da Casa do Empreendedor, mobilizou a consultoria de unidade de políticas públicas do SEBRAE, gestores públicos (secretarias de educação e agricultura) na articulação do aprimoramento e desenvolvimento deste setor através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Uma das metas de Atalaia é aumentar o percentual de compras realizados pela prefeitura aos agricultores que hoje está em 35%.

A reunião teve como objetivo orientar os presentes sobre a consultoria, que vai durar uma média de dois meses e será dividida em quatro etapas, abordando todos os procedimentos necessários para o bom funcionamento da gestão pública e do comércio dos agricultores, compreendendo às seguintes etapas: 1) os processos de mapeamento; 2) a elaboração de cardápio, conscientização das nutricionistas e merendeiras; 3) edital de chamadas públicas; 4) pagamento aos fornecedores. E, com isto, realizar planejamentos que visem resultados promissores..

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar é responsável por financiar a aquisição de gêneros alimentícios originados da agricultura familiar para o cardápio de alimentação dos alunos da rede pública de ensino. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassa anualmente recursos financeiros para o Estado, Distrito Federal e Municípios, com o intuito de complementar a alimentação dos alunos. A Lei n°11.947/09 que pelo menos 30% destes recursos repassados devem ser destinados à aquisição de gêneros alimentícios pela agricultura familiar.

Notícias Relacionadas