Ação educativa da Casa do Empreendedor de Atalaia estimula alunos a criarem jogos educativos com materiais recicláveis

Edição: Phablo Monteiro - Foto: Divulgação 19/08/2017 14:00  Cidade


Em parceria com a Unidade SESI SENAI EBEP Atalaia, a Casa do Empreendedor promoveu um desafio à comunidade escolar atalaiense, onde várias turmas de escolas públicas e particulares do município participaram dos cursos de EDUCAÇÃO AMBIENTAL do SENAI EAD e de EMPREENDEDORISMO. Durante os cursos foram utilizados os laboratórios da Unidade e as aulas foram ministradas por instrutores do SESI SENAI. “Após a participação desses alunos nesses cursos, lançamos um desafio para que os alunos produzissem artesanalmente produtos de origem reciclável, utilizando o conceito adquirido sobre os 5Rs”, destaca o agente de desenvolvimento local, André Vigário.

Os conceitos presentes nos 5Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar), faz parte do projeto 5Rs Empreendedor, lançado pela há três meses pela Casa do Empreendedor de Atalaia em parceria com a Secretaria de Educação e que tem como objetivo mostrar aos alunos que é possível fomentar o empreendedorismo local e ao mesmo tempo ajudar na preservação do meio ambiente. Na ação desenvolvida com os jovens estudantes do município, o projeto visou sensibilizá-los das práticas e atitudes ambientais ecologicamente sustentáveis para a construção de cidadãos comprometidos com o equilíbrio ambiental.

Participando do projeto, a turma do primeiro ano do Centro Educacional O Pequeno Príncipe (CEPP), aceitou o desafio e em um período de apenas um mês, confeccionaram dezenas de jogos educativos com produtos recicláveis. Os alunos realizaram uma exposição desses jogos na escola e nesta última quarta-feira, dia 16 de agosto, doaram todos os brinquedos confeccionados aos alunos da educação infantil da Escola Municipal Jabes Francisco, para que sirvam como recursos para os professores no processo ensino-aprendizagem, contribuindo e enriquecendo o desenvolvimento intelectual e social na criança.

“Foi importante participarmos desse projeto, porque pudemos ver que materiais que normalmente jogamos no lixo, podem ser reutilizados de várias maneiras, por exemplo, construindo jogos e brinquedos educativos. As crianças ficaram muito felizes com a doação desses jogos”, destaca o aluno Marcos Vinicius, da turma do primeiro ano do CEPP.

De acordo com o aluno do CEPP, Tiago Luiz, a participação neste desafio trouxe também a alegria de presenciar um sorriso no rosto de cada criança. “A reação das crianças surpreendeu a todos, pois estávamos na expectativa se iam gostar ou não dos brinquedos feitos com materiais reciclados. Mas, eles acolheram muito bem e se divertiram bastante. Com a possível expansão desse projeto, muitos mais brinquedos serão entregues”, comentou.

Para André Vigário, as ações desenvolvidas apresentaram resultados significativos. “Essa doação foi um dos momentos fantásticos desse projeto, pois acredito que conseguimos tirar do papel as idéias que traçamos ao longo desse projeto. Esperamos ter passado aos alunos a importância de se fazer o bem sem olhar a quem, principalmente reutilizando, repensando, reaproveitando”, destacou.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas