Secretaria de Educação implanta Projeto de Leitura nas escolas do município

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 23/08/2017 13:00  Cidade


A Secretaria de Educação de Atalaia está implantando nas escolas da rede municipal, o Projeto Institucional de Leitura e Escrita: “LER É DIVERTIDO, ESCREVER É CONTAGIANTE”, que visa despertar em alunos da Educação Infantil ao 2º ano do ensino fundamental (3 à 7 anos), o gosto pela leitura e produção textual, por meio de atividades ricas e diversificadas. O projeto tem como objetivo articular ações pedagógicas que possibilitem melhorias na qualidade da Educação Básica das escolas da rede municipal de ensino.

Na Escola Emilio de Maia, o trabalho foi iniciado através de uma atividade denominada Caixa Surpresa, onde os alunos tiveram contatos com jornais. “Após esse primeiro momento, os professores desenvolveram com os alunos situações de leitura e letramento, através da confecção e utilização de um jornal mural, intitulado de “Jornal Emilinho (JE)”, destaca a coordenadora da Escola, Germana Medeiros, informando que foram trabalhados todas as secções que forma um jornal, a exemplo das áreas de política, cultura e esportes.

Na manhã desta terça-feira, dia 22 de agosto, alunos e professores da Emilio de Maia, receberam o campeão mundial pelo São Paulo, o atalaiense Aloísio Chulapa, que participou de uma entrevista, respondendo várias perguntas formuladas pelas crianças que vestiam camisas de clubes no qual Aloísio atuou. Aloísio Chulapa, que atualmente ocupa o cargo de secretário de esporte e lazer do município de Atalaia, falou também sobre a sua carreira e em vários momentos foi às lagrimas, emocionado com a homenagem recebida.

“Foi uma grande surpresa vê-lo com as camisas dos clubes pelos quais atuei. Agradeço de coração essa homenagem, pois isso mostrar que têm pessoas que nunca se esquecem do que você representa para sua terra. Não tive estudo e isso me fez muita falta, mas em casa meus pais sempre me deram muita educação e me ensinaram a sempre respeitar as pessoas, ter humildade, evitando sempre os caminhos errados. Já participei de várias palestras, eventos e homenagens, mas desde a que voltei à minha terra, a que mais me emocionou e mexeu comigo foi essa aqui com vocês”, agradeceu Aloísio Chulapa.

De acordo com a diretora da Emilio de Maia, Leonia Agra, o projeto terá segmento com trabalhos voltados para outros secções do “Jornal do Emilinho”. “Pretendemos explorar as outras secções do JE, com noticias da cidade, anúncios e cultura, dando destaques aos nossos conterrâneos. Com esse projeto, objetivamos engrandecer ainda mais a nossa prática pedagógica e oportunizar o contato com pessoas ilustres da nossa querida Atalaia”, frisou.

O projeto vem sendo desenvolvido nas demais escolas da rede municipal, urbanas e rurais. A Secretaria acredita que o sucesso desse projeto com os alunos trará significativos resultados, principalmente com aqueles que estão com letramento insuficiente e baixo rendimento escolar. "Neste terceiro bimestre, estamos trabalhando a leitura como eixo principal do desenvolvimento intelectual e instrutivo do ser humano. O projeto trabalha com diferentes estrategias, como a "sacola viajante", "carrinho da leitura", "cantinho do leitor", "campanha ajude um aluno a ler", "avental literário", "socialização literária", entres outros", comenta a coordenadora do Fundamental I, Cicera Dasdores.

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas