Secretaria de Agricultura realizará levantamento sobre a produção agropecuária de Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 24/08/2017 08:00  Cidade


A Prefeitura Municipal de Atalaia, através da Secretaria de Agricultura, dará inicio nos próximos dias ao Levantamento Sistemático da Produção Agropecuária no município, com o objetivo de apresentar estimativas de previsão real e acompanhamento das safras de produtos agrícolas e dados pecuários, visando atualizar essas informações que atualmente se encontram defasadas.

A expectativa é que esses dados sejam coletados no prazo de um mês, para que possa auxiliar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que em outubro inicia o Censo Agropecuário, com previsão de término em março de 2018.

Sobre essa parceria, o secretário municipal de agricultura, Cláudio Tenório, recebeu na manhã desta quarta-feira (23), em seu gabinete, o senhor Pedro Silva, gerente regional do IBGE em Alagoas, para uma reunião que contou também com as presenças de funcionários da Secretaria e da ADEAL.

“Com a realização desse levantamento e consequente cadastramento de todos os agricultores e pecuaristas do município, iremos contribuir para o Censo do IBGE e também obter uma base de dados sólida para incluí-los em projetos, programas e parcerias através de Convênios com outros órgãos e entidades”, destaca o secretário.

Para a realização desse levantamento, Cláudio Tenório comemora a recente conquista da Prefeitura de Atalaia, que em parceria com a EMATER, conseguiu trazer à Secretaria de Agricultura, um carro e uma moto, que serão utilizados pelos técnicos agrícolas na realização desse trabalho.

O secretário destaca ainda que uma outra finalidade dessa atualização de dados é capacitar os pequenos agricultores a estarem aptos para fornecer produtos ao município. “Nessa ação paralela, contaremos com a parceria da Casa do Empreendedor local, objetivando desenvolver uma política rural que traga alternativas para a solução de problemas prioritários com o incentivo das produções locais”, explica Cláudio Tenório.

Como consequência, a atualização desses dados junto ao Censo do IBGE, possibilitará ao município de Atalaia obter maiores benefícios junto ao Governo Federal.

Notícias Relacionadas