Atalaia receberá ações do Governo Presente nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Alberto Vicente e Divulgação 29/08/2017 23:00  Cidade


O município de Atalaia receberá as ações do programa Governo Presente a partir desta quinta-feira (31), permanecendo até o sábado (02). A 7ª edição do programa desenvolvido pelo Governo de Alagoas e que contará com a parceria da Prefeitura de Atalaia, tem como objetivo realizar ações integradas de cidadania, promovendo inúmeras ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, esportes, infraestrutura, entre outros serviços.

Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (01) das 8h às 16h e no sábado (02) das 08h às 12h, a ARENA DA CIDADANIA, que funcionará dentro da sede do Programa Bolsa Família e dentro do Clube Social Atalaiense, irá ofertar à população os seguintes serviços: Emissão do Cartão do Idoso, emissão do CPF, RG – 1ª e 2ª vias, informação sobre o ID Jovem, atualização do Cadastro Único, atualização do BPC no cadastro único (idosos) e informações sobre os programas sociais municipais, com a distribuição de folders.

Também no Clube Social Atalaiense, durante os três dias do Governo Presente, os atalaienses terão acesso aos seguintes serviços na área de Saúde, disponibilizados através da ARENA DA SAÚDE: Nutrição, fisioterapia, citologia, emissão do cartão SUS, testes rápidos e atendimentos médicos.

No dia 31, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude em parceria com a Secretaria de Esportes do Estado, estará realizando um torneio de futevôlei. O torneio acontece no Centro Recreativo Aloísio Chulapa, bairro José Paulino, e terá duração de um dia só, com início às 9h. O evento contará com a presença do secretário municipal Aloísio Chulapa e da secretária de esportes do Estado, Claudia Petuba.

No segundo dia do Governo Presente, sexta-feira (01), o município receberá a visita do governador Renan Filho. Na oportunidade, o governador estará trazendo um grande beneficio para a Saúde de Atalaia, com a entrega de uma nova Unidade de Suporte Básico (UBS) para a SAMU. A USB conta com aspirador, nebulizador, torpedos de oxigênio, maca articulada, suporte de soro, estetoscópio, tensiômetros adulto e infantil e colar cervical. Dispõe, ainda, de Desfibrilador Automático Externo (DEA), equipamento eletrônico cuja função é a reversão das arritmias cardíacas pela aplicação de um pulso de corrente elétrica de grande amplitude em curto período de tempo. Esse equipamento é fundamental para iniciar as manobras do Suporte Básico de Vida (BLS) em situações de parada cardiorrespiratória (PCR).

Também na sexta-feira, o governador Renan Filho estará ao lado do prefeito Chico Vigário inaugurado a pavimentação de vias urbanas do município, que foram beneficiadas por meio do programa Pró-Estrada. As obras iniciaram no último dia 08 de agosto, onde com a aplicação do asfalto, várias ruas que estavam esburacadas, deram lugar a ruas revitalizadas, levando maior segurança viária aos moradores de Atalaia.

Ainda na sexta-feira, no palco da Praça do Trevo, a Secretaria de Assistência Social de Atalaia terá uma programação com apresentação cultural a partir das 9h, com as seguintes atrações: Grupo de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Perna de Pau e Pirâmide Humana do SCFV. Logo após, será realizada a entrega do cheque de co-financiamento estadual do CRAS, pelo Secretário Estadual de Assistência Social (SEADES).

Já na sede do CRAS, as 09:30h, será realizada uma palestra com a participação de 30 gestantes. Na oportunidade, as futuras mamães terão uma Manhã de Beleza, com maquiagem e corte de cabelos, book em estúdio fotográfico e a entrega de 30 fotografias em porta retrato. Também serão distribuídos brindes e lanche para as gestantes.

Na área de Cultura, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), realizará na sexta-feira, no Clube Social Atalaiense, uma ação de EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE CARTEIRAS DO ARTESÃO. A ação ocorre das 08h às 15h. A Carteira do Artesão garante uma série de benefícios para o artesão, o tornando apto para participar de feiras nacionais, garante isenção do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas e maior facilidade para aquisição de maquineta para vendas com cartão.

No sábado, dia 02 de setembro, será realizada a “Corrida Governo Presente”. Trata-se de uma corrida de rua, com inicio às 07h e percursos de 2 km e 4 km. As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas das 08h às 12h na Secretaria de Esportes de Atalaia, que fica localizada no Clube Social Atalaiense. A idade mínima é de 14 anos e os documentos necessários são os seguintes: CPF, nome completo e número de telefone. Todos os participantes ganharão medalha e camisa.

O Governo Presente é coordenado pelo Gabinete Civil, responsável pela estruturação, planejamento e aplicação da ação. Para o secretário-chefe da pasta, Fábio Farias, a expectativa é ultrapassar os 20 mil atendimentos nesta 7ª edição, principalmente porque, pela primeira vez, o evento terá duração de três dias nos 09 municípios beneficiados.

“O Governo Presente é um momento para reunir a sociedade civil organizada, o setor produtivo, os servidores estaduais e municipais. Eu vou aproveitar para ouvir a população, checar os anseios, chegar mais próximo do cidadão”, destacou o governador Renan Filho em entrevista ao site Agência Alagoas.

 

Notícias Relacionadas