FIBRACHÃ recebe placa de sinalização do Projeto Alagoas Feita à Mão

Fonte e Fotos: Secultt Atalaia 30/08/2017 23:00  Cidade


Nesta quarta-feira (30), o secretário de cultura e turismo do município de Atalaia, Rodrigo Vigário, esteve na Associação de Artesãs FIBRACHÃ, no Povoado Chã da Jaqueira, acompanhando o posicionamento da placa de sinalização do Projeto Alagoas Feita à Mão. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas e foi realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

A aplicação dessa placa pretende identificar, agregar valor e tornar o local marcado para viajantes e turistas que passem pelo local.

o Projeto Alagoas Feita à Mão foi desenvolvido com o apoio da primeira Dama do Estado, Renata Calheiros e tem como objetivo formular ações que promovam o Artesanato de forma a contribuir para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida do artesão, dentre as ações realizadas estão a publicação de edital para a seleção na participação de feiras e eventos nacionais; divulgação no catálogo comercial do Artesanato alagoano; mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos, além da emissão e renovação da carteira profissional. Representou a Sedetur a gerente de design e artesanato Daniela Vasconcelos e equipe.

A FIBRACHÃ é composta por mulheres moradoras do Povoado e proximidades. Alcançou reconhecimento em todo Estado e até no país, com seu belo trabalho feito a partir dos resíduos descartados da produção de bananas (fibra da bananeira). “A Sustentabilidade é a grande característica das peças produzidas pela FIBRACHÃ pois a palha utilizada é dispensada naturalmente pela planta”, destaca o secretário Rodrigo Vigário.

De acordo com a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, a singularidade e o cuidado em manter a tradição no modo de fazer, “são fatores que garantem o bom momento da produção alagoana”, destacou.

Durante o Governo Presente em Atalaia, um cronograma de ações irão colaborar para a regularização e desenvolvimento de atividades, além de permitir que novos artesãos sejam descobertos e possam emitir a primeira via da Carteira de Artesão.

Em Alagoas, atualmente são 13.300 artesãos registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e 60% desses artesãos vivem somente da produção artesanal. O Sicab faz parte do programa do Artesanato Brasileiro ( PAB ) Um programa do Governo Federal que integra o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ( MDIC ) e que em Alagoas, é coordenado pela (Sedetur).

Os profissionais interessados em emitir ou renovar a carteira do artesão devem se dirigir à sede da Secretaria de Esporte e Lazer (espaço cedido por ser anexo ao Clube Social Atalaiense - Local onde acontecerão as ações do Governo Presente) nesta Sexta-feira (01 de Setembro) das 08:00 às 17:00 horas. Necessário que o profissional apresente, uma foto 3x4, RG, CPF, Comprovante de Residência, e a tipologia utilizada para demonstração do trabalho.

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas