Artesãs atalaienses receberam a visita da primeira-dama do Estado de Alagoas

Edição: Phablo Monteiro - Fonte: Secultt Atalaia - Fotos: Alberto Vicente 01/09/2017 21:30  Cidade


Como parte da programação do Governo Presente, a primeira-dama do Estado de Alagoas, Renata Calheiros, esteve visitando o município de Atalaia nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, cumprindo agenda de visitas às associações FIBRACHÃ e FIBRA e ARTE. Durante a visita Renata Calheiros foi acompanhada pela primeira-dama de Atalaia Rosiane Vigário, pelo secretário municipal de Cultura e Turismo Rodrigo Vigário e pela gerente de design e artesanato da Sedetur Daniela Vasconcelos.

Um dia antes, a Associação de Artesãs FIBRACHÃ recebeu a placa de sinalização do Projeto Alagoas Feita à Mão, entrando assim na rota do Artesanato Alagoano, que serve para que a primeira-dama tenha contato direto com os artesãos e fale diretamente com eles sobre incentivos, sustentabilidade, turismo e mapeamento das associações no calendário Alagoano.

Encantada com o trabalho desenvolvido a partir da parte descartada da bananeira, com suas tramas, texturas e acabamento, a primeira-dama do Estado conheceu um pouco mais desse trabalho e suas tantas variações e criações, desde decorações até bijuterias e artigos para presente.

As associações que trabalham com a fibra da bananeira, foram contempladas pelo projeto "Alagoas feita à mão" justamente por se tratarem de grupos que visam a sustentabilidade, onde desenvolvem produtos manuais a partir de uma matéria-prima natural.

“Hoje, os municípios de maior destaque nesse segmento são: Atalaia e Maragogi. Por isso a Fibra da bananeira ficou reconhecida como nosso principal produto artesanal. Aproveito para agradecer às associações FIBRACHÃ e FIBRAeARTE pela colaboração e por toda a representatividade e força que trazem para o nosso município. A Secretaria de Cultura e Turismo de Atalaia está de portas abertas para apoiar esse segmento assim como todas as formas de arte produzidas em Atalaia, destaca o secretário Rodrigo Vigário..

De acordo com Rodrigo Vigário, o segmento ganha reconhecimento e ascensão como Produto Artesanal de maior representatividade Atalaiense. “A visita além de servir como incentivo para as Artesãs, elas também foram orientadas e instruídas sobre novos projetos do Governo de Alagoas no segmento”, concluiu.

 

Notícias Relacionadas