Pelo terceiro ano consecutivo, Atalaia marcará presença na etapa nacional da OBR

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 06/10/2017 15:00  Cidade


No último dia 23 de setembro, a equipe de robótica Atabótica, da unidade SESI SENAI EBEP Atalaia, participou da etapa estadual da edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Cepa, em Maceió. Na oportunidade, a Atabótica esteve dividida em três equipes (Atabótica I, II e III).

Concorrendo com dezenas de equipes no nível II (médio e técnico), em uma etapa prática, onde tiveram que cumprir a tarefa de seguir um percurso e simular um resgate de vítimas, além de um desafio surpresa, as equipes atalaienses dominaram o pódio, conquistando o título com a Atabótica II e mantendo a terceira colocação dos últimos dois anos (2015 e 2016), com a Atabótica III. Com o resultado, a equipe atalaiense conquistou uma vaga  na etapa nacional pelo terceiro ano consecutivo, um feito inédito no Estado de Alagoas.

Agora, os esforços estão concentrados para a OBR Nacional, que vai acontecer em Curitiba, entre os dias 7 e 10 de novembro próximo. Como só é permitida a participação de uma equipe por unidade de ensino, a equipe atalaiense que representará Alagoas e Atalaia será a Atabótica II, campeã da etapa estadual e formada pelos alunos Lucas Neto, Leonardo e Edson Mário. “No final do processo, no último round, conseguimos o título e emplacamos pelo terceiro ano consecutivo a vaga na etapa nacional”, destaca o treinador da equipe e professor de física André Vigário, comemorando o título almejado desde 2015.

O ótimo resultado é fruto de um grande trabalho em robótica educacional, desenvolvido pela unidade SESI em Atalaia, que somados ao talento dos jovens alunos, consolidaram a equipe Atabótica como uma das principais referências em robótica no Estado de Alagoas, sendo inclusive admirada e reconhecida por equipes de outros Estados.

Como prova deste destaque, a equipe foi atração da série Turma da Robótica, do canal Futura. As gravações foram realizadas no dia 18 de setembro, na Unidade SESI Atalaia.

Para o professor e técnico André Vigário, o sucesso obtido pela cidade de Atalaia na OBR Alagoas 2017, foi resultado de uma interação maior entre as equipes. “Foi um feito inédito e a união entre todos os alunos, somado aos valores que eles aprenderam ao longo de todas as competições que participaram, ajudou nessa maior organização. Alunos, corpo docente e todos os demais funcionários da Unidade, demonstram sempre essa união em torno desse objetivo que é manter a evolução da equipe. Se é difícil ganharmos a competição, se manter em alto nível, como a Atabótica vem se mantendo, é mais difícil ainda. Se analisarmos o histórico de 2015 até 2017, a Atabótica vem participando sempre das competições e sempre se destacando”, comenta.

O objetivo da equipe Atabótica agora é chegar bem na etapa nacional, para conseguir a classificação para a etapa internacional da Olimpíada de Robótica, no Canadá.

HISTÓRICO VENCEDOR

Além do primeiro e terceiro lugar na OBR Alagoas 2017, o grupo já conquistou o segundo lugar em 2015 e o terceiro lugar em 2016, tendo participações de destaques nas respectivas etapas nacionais disputadas em Uberlândia – MG (2015) e Recife (2016).

A Atabótica vem participando também de torneio de robótica FIRST LEGO League (FLL), tendo disputado etapas regionais, a exemplo da de Salvador (2015), onde conquistou o prêmio de solução inovadora, garantindo vaga para participar da etapa nacional da FLL em Brasília, que ocorreu em março de 2016.

Na etapa nacional da FLL disputada em Brasília em 2017, a equipe conquistou o primeiro lugar na categoria Inspiração, obtendo uma vaga na etapa internacional, que foi realizada no Reino Unido. Só que, por uma questão financeira a equipe não pôde participar. 

 

Notícias Relacionadas