Projeto ensina aos alunos da EJA em Atalaia que empreendedorismo e educação ambiental podem caminhar juntos

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 12/10/2017 20:00  Cidade


Em mais uma ação de educação empreendedora realizada pela Casa do Empreendedor de Atalaia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, alunos da turma da EJA da Escola Jabes Francisco, realizaram na noite desta última terça-feira (10), a apresentação do Projeto 5R Empreendedor com a exposição dos trabalhos desenvolvidos.

O projeto envolveu o engajamento de professores e de 105 alunos, que desenvolvendo suas habilidades empreendedoras, mostraram que é possível realizar uma ação empreendedora sustentável, voltada para a preservação do meio ambiente, colocando em prática conceitos amplamente discutidos em sala de aula, sobre os 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

“A implantação da disciplina Educação e Trabalho na matriz curricular da EJA surgiu da necessidade de trazer um ensino significativo na Educação de Jovens e Adultos, para que eles pudessem sentir prazer em estar na sala de aula, além de colaborar para o desenvolver nesses alunos o espírito empreendedor”, destaca Rosa Gomes, coordenadora da EJA em Atalaia.

Para a professora Ariana Melo, o projeto desenvolveu nos alunos o desejo de ser empreendedor sustentável. “Utilizamos matéria prima que seria jogada no lixo, como garrafas, latinhas de alumínio, casca de verduras e frutas que foram utilizadas. Os alunos produziram e comercializaram objetos úteis e receitas deliciosas, conseguindo assim uma renda. Esse projeto veio a calhar em um momento que a natureza necessita que reutilizamos materiais que possam ajudar a reduzir a quantidade de lixo no meio ambiente”, destacou.

A ação faz parte do Programa Povo Empreendedor, que visa a criação de espaços para incrementar negócios locais, com o objetivo de estimular o desenvolvimento através do incentivo a geração de emprego e renda no município de Atalaia. Incentivar o empreendedorismo local tem sido um dos principais objetivos do prefeito Chico Vigário, que tem apoiado e acompanhado de perto as ações que vem sendo desenvolvidas pela Casa do Empreendedor.

“Ficamos felizes em saber que cada dia mais, toda a sociedade se envolve e se preocupa com o meio ambiente, pois os trabalhos desenvolvidos por esses alunos são exemplos de que podemos ter empreendedorismo sem abrir mão da responsabilidade com o meio ambiente”, afirmou Gildenor Leite, coordenador do Programa Povo Empreendedor. 

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas