Vereadora Janaína do Cal realiza evento de conscientização sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Alberto Vicente 18/10/2017 21:30  Cidade


Com o objetivo de conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a vereadora do município de Atalaia Janaína do Cal (PMDB), realizou na manhã desta quarta-feira (18), no prédio da Câmara Municipal, várias ações alusivas a campanha do Outubro Rosa no município. Para realizar esse evento, a vereadora contou com o apoio da Prefeitura de Atalaia, através da Secretaria de Saúde e também da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

“A campanha do Outubro Rosa é um projeto mundial na luta pelo combate ao câncer de mama, que é um dos mais comuns no Brasil. E, juntamente com a Secretaria de Saúde, não poderíamos ficar de fora desse momento e resolvemos promover essa ação voltada às mulheres atalaienses. Ao longo do mês de outubro, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e com a Santa Casa de Misericórdia, estaremos disponibilizando centenas de mamografias para as mulheres de Atalaia. É com muito carinho e com muito amor que nós estamos realizando esse trabalho”, destaca a vereadora Janaína do Cal.

Várias palestras foram proferidas pela equipe de voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer, explicando a todos os presentes sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade filantrópica e sobre a importância da prevenção precoce da doença, alertando a todas as mulheres presentes que ao detectarem quaisquer alterações em sua mama, procurem o posto de saúde mais próximo e fale com o médico a sua detecção.

A vereadora Camyla Brasil, também foi uma das palestrantes do evento e destacou a importância dos direitos que assistem os pacientes diagnosticados com o câncer de mama, garantidos na Lei 11.664/08 que trata do acesso a mamografia a partir dos 40 anos no SUS, na Lei 12.732/12 que trata do inicio do tratamento do câncer em até 60 dias pelo SUS e da Lei 12.802 que trata da reconstrução mamaria pelo SUS. “Apesar da forma clara como essas Leis estão colocadas, infelizmente o Judiciário está abarrotado de ações para garantir o cumprimento desses direitos”, comentou a vereadora Camyla Brasil.

Ao final das palestras, foi aberta oportunidade para depoimentos de mulheres que enfrentaram e venceram a doença. Também foram distribuídos vários brindes ao público presente.

Também prestigiaram o evento o secretário municipal de saúde Juliano Montenegro, o secretário municipal de administração Gustavo Albuquerque, a assessora do Gabinete do Prefeito Francine Vigário, a assessora de comunicação do município Shirley Nogueira, a vereadora Maria da Comesa, o vereador Toni Barros, o vereador Mauricío Tenório, coordenadores e funcionários da Secretaria de Saúde e demais presentes.

“Em nome do prefeito Chico Vigário, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui presente, representando a Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho incansável, pois o combate ao câncer é feito com ações diárias. A prevenção é o caminho para se evitar o câncer de mama. Estamos tendo esse movimento aqui na Câmara e também em todas as Unidades de Saúde do município, que estão realizando palestras e ações voltadas para as mulheres, mas sem esquecer que também os homens podem ter o câncer de mama”, comentou em seu discurso o secretário de saúde, Juliano Montenegro.

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas