Escola Municipal do Distrito Porangaba realiza a sua III Feira de Cultura e Arte

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 24/11/2017 10:00  Cidade


Com o objetivo de mostrar o valor e a importância da preservação da cultura do Estado de Alagoas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcio Fidelis de Moura, localizada no Distrito Porangaba, em Atalaia, realizou entre os dias 21 a 24 de novembro, a III FEIRA DE CULTURA E ARTE – FECART, com o tema 200 anos de Alagoas. O evento contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Na abertura do evento, no dia 21, alunos, professores e diretoria, desfilaram pelas principais ruas do Distrito, acompanhados pelas Bandas Fanfarras Princesa dos Montes (Chã Preta) e Antônio Bonfim (Maribondo).

Durante os dias de apresentações em salas de aula, a população prestigiou as atividades, podendo comprovar o empenho dos professores da Escola Lucio Fidelis de Moura, em incentivar a criatividade dos seus alunos, na condução das atividades de danças, exposição de fotografias, comidas típicas, dentre outras variedades. 

“Percebemos que com esse evento cultural conseguimos a participação de toda a comunidade escolar, que vê a importância da realização da FECART. Quando eu ainda estava em sala de aula, percebia a timidez dos alunos e a partir do momento que fui eleito como gestor dessa Escola, implantei esse projeto e ao longo desses três anos estamos vendo que a FECART vem surtindo resultados e nossos alunos estão cada vez mais empenhados nas apresentações”, destaca Carlos André, diretor da Escola.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Na noite desta última quinta-feira (23), o secretário adjunto de educação, Mauricio Aureliano, esteve prestigiando as apresentações das turmas do 1º ao 4º ano. “É emocionante acompanharmos esse trabalho desenvolvido pela Escola Lúcio Fidelis, pois as crianças estão participando e produzindo uma verdadeira aula do que é a cultura alagoana. Estávamos precisando de uma ação como essa. Graças a Deus a atual gestão vem realizando um trabalho de resgate da cultura e história de Atalaia, pois é um município que tem uma historia riquíssima. Fico muito feliz em vê que a educação está acontecendo mesmo diante de tantas dificuldades”, destaca o secretário adjunto, lembrando ainda que desde o inicio deste ano letivo os alunos estão tendo aulas de história e geografia de Atalaia, através de uma disciplina na grande curricular.

Em uma das atividades apresentadas em sala de aula, os alunos do 2º ano, orientados pela professora Arinea Souza, deram um show de conhecimento sobre a história e a cultura do município de Atalaia. Na oportunidade, destacaram a importância dos Quilombos dos Palmares, o surgimento do povoamento, a elevação a categoria de Vila, as manifestações culturais na cidade e os filhos ilustres desta terra, a exemplo de Vandete Pacheco, Zeca Lopes e Luiz Vigário. O poeta dos versos matutos moderados, Cláudio Cardoso, filho natural da Porangaba, também foi um dos homenageados.

Prestigiando as apresentações, o vereador Marivaldo Souza, que reside em Porangaba, parabenizou o envolvimento de todos na realização desse evento cultural. “Essa feira cultural e artística realizada na Escola do nosso Distrito Porangaba, tem trazido conhecimentos não só para nossos alunos, mas para toda a comunidade. A diretoria e todos os educadores estão de parabéns pelo grande trabalho desenvolvido com essas crianças. No que eu puder ajudar no desenvolvimento desse projeto, sempre estarei a disposição”, comentou.

 

Notícias Relacionadas