Secretaria de Saúde de Atalaia realiza ações de prevenção ao câncer de próstata

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 25/11/2017 08:00  Cidade


A Prefeitura Municipal de Atalaia, através de sua Secretaria de Saúde, vem realizando diversas ações da campanha Novembro Azul, que visa à conscientização direcionada, em especial, aos homens. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Todos os setores que compõem a Secretaria de Saúde, vem realizando desde o inicio deste mês, diferentes ações, a exemplo de testes rápidos, consultas médicas, atendimentos odontológicos, avaliação nutricional, exercícios de fisioterapias, palestras com orientações sobre o câncer de próstata, informações sobre tratamento e prevenção, distribuições de preservativos, além de orientações nas ruas e estabelecimentos comerciais.

O secretário de Saúde Juliano Montenegro, que vem acompanhando de perto cada uma dessas ações, destacou a importância do engajamento de toda a equipe nessa campanha. “Preconceito, falta de informação e ideias equivocadas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado e, por isso, surgiu o engajamento de toda a equipe da Saúde de Atalaia nesta campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e a quebra de paradigmas”, destacou. 

O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. Ele é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino. O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode-se manifestar através de dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. é diagnosticado através de exames específicos como toque retal, exame de sangue ao PSA e confirmado através de biópsia que é indicada pelo proctologista.

Apesar das intensificações dessas ações durante este mês de novembro, os cuidados com a saúde do homem vem sendo desenvolvimento pela Secretaria de Saúde de Atalaia com ações durante todo o ano, principalmente com os atendimentos noturnos realizados pelas Unidades de Saúde de todo o município, como forma de facilitar o acesso desse público aos atendimentos médicos.

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas