Estudantes EJA de Atalaia participam de feira voltada ao empreendedorismo sustentável

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 30/11/2017 09:00  Cidade


Foi com a proposta de apresentar o resultado do que foi realizado ao longo deste ano de 2017, aliando as oportunidades de mercado de trabalho através de uma concepção empreendedora, que a Prefeitura Municipal de Atalaia, através da Secretaria de Educação, realizou a 1ª Feira da Educação de Jovens e Adultos (FEJAES), com ações voltadas ao empreendedorismo sustentável. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (29), em frente ao antigo Hospital Darcy Vargas, no centro de Atalaia.

A feira, organizada pela Coordenação da Educação de Jovens e Adultos, buscou executar estratégias para o cumprimento de metas presentes no Plano Municipal de Educação. Para a coordenadora da EJA em Atalaia, Rosa Gomes, a grade curricular desses alunos apresenta uma diversificação com a articulação entre a formação básica e a preparação para o mundo do trabalho. “A ideia é fazer com que cada um crie oportunidades de mudar sua história de vida e adquira competências e habilidades indispensáveis para a inserção no mercado”, destacou.

A disciplina EDUCAÇÃO E TRABALHO foi implantada na matriz curricular da EJA em 2016, visando garantir que as metas sejam cumpridas. Na disciplina são produzidos quatro módulos de estudo, onde envolve alunos, professores e coordenadoores. Esses módulos são os seguintes: Empreendeedorismo, Segurança do Trabalho, Uso Sustentável de Resíduos Sólidos e Customização. “Uma das ações presentes nessas disciplinas, é a realização de um estágio em parceria com diversas micro e pequenas empresas da cidade, que escolhem nossos jovens e adultos”, comentou Rosa Gomes.

Participaram da I FEJAES alunos das escolas Antônio Amâncio, Antônio Vieira, José Martins, Dr. João Carlos, Jabes Francisco, Fortunato Bittencourt, Padre Medeiros, João Cordeiro e Francisco Pontes. O evento foi aberto ao público, que pôde conferir a criatividade dos produtos confeccionados pelos estudantes, além de adquirirem esses produtos a preços acessíveis.

Nos 12 estandes que compôs a feira, foram apresentados centenas de produtos, com foco em peças artesanais feitas com material reciclado, entre outros. Houve também apresentações culturais com a banda fanfarra Luiz de Albuquerque Pontes, da Escola Francisco Pontes, capoeira e apresentação circenses feitas por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A primeira dama do município, Rosiane Vigário, esteve logo cedo visitando os estandes e se mostrou impressionada com a tamanha qualidade dos trabalhos apresentados. “Essa é a primeira vez que ocorre esse evento no município e é importante para servir como uma divulgação dos trabalhos que eles vem fazendo, para que toda a população possa conhece esses trabalhos de qualidade”, comentou.

Para o prefeito Chico Vigário, essa iniciativa da Educação é importante neste momento de dificuldades no acesso ao mercado de trabalho. “É uma fase de dificuldades, mas é justamente com essa criatividade e com essa boa vontade de querer fazer, que podemos unir forças para tirar o município dessa situação. Todos que estão envolvidos neste projeto estão de parabéns. Tenho certeza que esse projeto irá crescer bastante e isso será bom para Atalaia. Como estamos na era das redes sociais, nossa cidade precisa divulgar mais ações boas como essa e deixar de lado algumas fofocas. Independente da vontade do prefeito temos em Atalaia grandes potenciais, mas todos que me conhecem sabem que o meu objetivo é organizar o município de Atalaia, que considero um gigante adormecido. Não é fácil tirar Atalaia da situação que se encontrava, mas nós já conhecemos o caminho e vamos continuar trabalhando para conseguir isso”, enfatizou. 

Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Atalaia, Alexandre Tenório, o vereador Fernando Vigário, secretários municipais, representantes da Casa do Empreendedor, diretores, coordenadores e professores das escolas participantes.

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas