Coordenador da Semed Atalaia é homenageado pelo Governo por ações inovadoras através do Programa Escola 10

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Alberto Vicente/ASCOM Atalaia 13/12/2017 01:30  Cidade



Nesta terça-feira (12), o Governo do Estado de Alagoas realizou uma bela noite de homenagens aos profissionais da Educação dos 102 municípios alagoanos, que através de ações inovadoras, desenvolvidas com o Programa Escola 10, ajudaram a escrever uma nova página na educação pública no Estado de Alagoas. O Prêmio Escola 10 foi realizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.

Com o Escola 10, Estado e municípios se unem com o objetivo de garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes. Através de apoio técnico e financeiro para os municípios, o programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Coordenador municipal do Escola 10, o professor Wilamo Omena foi o homenageado do município de Atalaia. Recebeu certificado de Menção Honrosa e medalha, entregues pelo prefeito Chico Vigário, como forma de reconhecimento pelo seu empenho e dedicação à frente de todas as ações desenvolvidas pelo programa ao longo do ano de 2017.

No recebimento dessa homenagem, o coordenador esteve acompanhado pelo prefeito Chico Vigário, pela primeira-dama Rosiane Vigário, pelo secretário municipal de finanças Júnior Vigário e esposa, pelo secretário municipal de Educação Petrúcio Wanderley e pelo secretário-adjunto de Educação Maurício Aureliano.

“Esse prêmio não é meu, esse prêmio é de uma equipe dedicada que trabalha mais de doze horas por dia, voltados na busca de melhorar a Educação do município. Esse prêmio é do prefeito Chico Vigário, é do secretário Petrúcio, do secretário Maurício, dos coordenadores e de todos que fazem parte da Semed Atalaia, pois todos trabalharam juntos com muito empenho para obtermos esse reconhecimento. Eu sou estou representando a Semed, pois esse é um trabalho totalmente em equipe”, destaca Wilamo Omena. 

De acordo com o coordenador, a expectativa é que com os trabalhos realizados através do Escola 10, somado as outras importantes ações desenvolvidas pela Semed ao longo de 2017, resulte em ótimos resultados na próxima nota do IDEB. “Voltei todas as ações da Semed para o IDEB, o que gera a expectativa de conseguirmos avançar muito. Para os próximos anos, com a continuação dessas ações, temos a projeção de que Atalaia vai entrar em um cenário de destaque no Estado de Alagoas”, destacou Wilamo Omena.

Para participar dessa noite de homenagens, o município de Atalaia inscreveu oito ações que foram realizadas em escolas do município ao longo do ano de 2017, a exemplo de reuniões pedagógicas, grupo de estudos, oficinas, aulões e simulados realizados na Escola Antônio Amâncio, entre outras. “Foram realizadas várias reuniões pedagógicas no intuito de mostrar a cada escola e ao seu respectivo diretor, a sua posição no Estado de Alagoas, através da nota do IDEB. Tinham escolas em Atalaia que estavam com o IDEB muito pior se comparado a outros resultados do Estado. Também mostramos esse cenário a toda a comunidade escolar, para juntos procurarmos alternativas para mudar essa realidade, através das ações desenvolvidas pela Semed. Também realizamos trabalhos direcionados com a colaboração dos coordenadores”, comenta o homenageado da noite.

“Só a Educação pode mudar o mundo. Só a Educação pode mudar o Brasil. Só a Educação pode acabar com a corrupção. A Educação pode acabar com a criminalidade. A Educação é a chave de tudo. Podem investir nas outras políticas, mas a Educação consegue mudar tudo e deve ser prioridade, pois isso é uma realidade”, completa Wilamo.

Para o prefeito Chico Vigário, essas ações visam o fortalecimento da Educação no município. “Precisamos parabenizar o governador Renan Filho e o vice-governador Luciano Barbosa por esta iniciativa e por se engajarem neste compromisso de melhorar os índices da Educação nos município. Com isso, ganham todos os municípios. As dificuldades são existentes, mas a hora é de descobrirmos os caminhos e percorrer da melhor maneira possível, incentivando para que possamos tirar o nosso município da situação que se encontra. Já tenho experiência na Prefeitura e sei que a diminuição dos repasses fazem com que os municípios se apertem um pouco, mas vamos ajustar o município e trazer melhorias, com foco na Educação que é fundamental para o crescimento de uma cidade”, destacou o prefeito, comentando que a expectativa é de um ano de 2018 muito melhor para a Educação de Atalaia.

O secretário municipal de Educação de Atalaia, Petrúcio Wanderley, destacou que essa parceria entre município e Estado tem o potencial de melhorar os índices educacionais. “É público e notório que foi benéfica essa iniciativa de parceria do Governo do Estado na parte da Educação, dando esse suporte necessário aos municípios. É uma ação de grande importância para que todos os municípios do Estado consigam alcançar os melhores índices. Falando de Atalaia, já temos concretamente identificado com números que nos mostram que em 2018, inclusive para o IDEB, a perspectiva será de um aumento considerável, principalmente se compararmos com outros municípios do Estado de Alagoas”, destacou.

O secretário fez questão de frisar ainda que esse prêmio de reconhecimento conquistado pelo coordenador Wilamo Omena, é na verdade uma grande homenagem a toda uma equipe dedicada que faz a Semed de Atalaia. “Nesse momento eu quero agradecer a todos os professores, os profissionais que fazem a merenda para os nossos alunos, os serviçais, os vigilantes, os diretores, os coordenadores e toda a equipe da Semed. Minha palavra é de agradecimento a cada um deles que hoje também devem se sentir homenageados com esse prêmio recebido pelo coordenador Wilamo Omena. O Wilamo aqui foi quem recebeu essa homenagem, mas é necessário falar que ele só recebeu porque tinha toda uma equipe dando suporte a ele. Sem união, não vamos a lugar nenhum. Meu muito obrigado a todos”, destacou Petrúcio Wanderley.
 

 

Notícias Relacionadas