Vereador Ricardo Calheiros comemora início de obra histórica para o Distrito Branca

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 13/12/2017 11:30  Cidade



Quem visita o Distrito Branca não tem como não notar um semblante de admiração e felicidade em seus moradores. É que desde a última segunda-feira (11), um dos maiores sonhos dos branquenses vem se tornando realidade, com o inicio das obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica de vias daquele Distrito.

A obra, orçada em R$ 1.141.489,93 é recurso advindo do Ministério das Cidades, através de emenda parlamentar do deputado federal Arthur Lira. A execução da obra está a cargo da empresa L Pereira e vai beneficiar a comunidade com mais de um quilometro de pavimentação, contemplando uma das localidades mais próspera do Distrito, que já possui quadra de esportes, Unidade Básica de Saúde, Creche Modelo e a mais moderna escola da região. O prazo de conclusão é de 90 dias.

Responsável direto por conseguir que o deputado Arthur Lira enviasse essa emenda para Atalaia, o vereador branquense Ricardo Calheiros destacou que era um sonho de todos ver essa obra sendo feita. “Eu mesmo já vi passar várias eleições e essa obra era só uma promessa nunca concretizada. A Branca é praticamente uma cidade, mas que só tinha entrada, não tinha saída”, destaca. 

A descrença dos moradores na realização dessa obra histórica era um consenso, mas o vereador Ricardo em seu primeiro mandato não quis seguir essa regra e acreditou que era possível ir em busca desse sonho. “Enfrentei dificuldades, lutei por este recurso já que em outras gestões, queriam desviá-lo para outras localidades. Houve licitação, a empresa ganhou, mas não iniciou a obra. Houve então nova licitação. Tivemos também que correr atrás de licenças do Instituto do Meio Ambiente. Tivemos ainda que prorrogar os prazos, pois o município corria o risco de perder essa obra. Só com muita fé em Deus e coragem de lutar para conseguir esse recurso para o Distrito Branca, pois a burocracia enfrentada foi grande”, comenta Ricardo.

Resolvido esse impasse, a demora da construtora para dá inicio a obra trouxe ainda mais ansiedade entre os moradores. Nas sessões da Câmara, o vereador Ricardo Calheiros, por inúmeras vezes, fez questão de transparecer essa irritação da comunidade. “Pela demora absurda para iniciar essa obra, os moradores já estavam prestes a se mobilizarem para fazer um grande protesto e ir às ruas. Eu iria junto com eles, pois não poderíamos jamais perder essa obra”, destaca.

O vereador Ricardo fez questão de destacar também o empenho e parceria da atual gestão municipal, do prefeito Chico Vigário, para que essa obra fosse iniciada. “Desde o dia primeiro de janeiro avisei o prefeito que existia esse recurso destinado para a Branca. A Prefeitura teve um papel decisivo para contornar todos esses entraves, correndo atrás de documentos, preparando todos os documentos que estavam faltando. É de grande importância o apoio da atual gestão. É uma vitória de todos, não só da Branca, mas de toda Atalaia”, frisou.

Maior localidade do município de Atalaia, fora de sua região central, Branca de Atalaia possui aproximadamente dez mil habitantes e vem crescendo consideravelmente desde que foi elevada a categoria de Distrito, através de um Projeto de Lei também de autoria do vereador Ricardo. Esta obra, segundo o vereador, vem colocar o Distrito em um patamar ainda maior. “Para o desenvolvimento da Branca essa obra de pavimentação vai ser de fundamental importância. Considero a porta de entrada para o desenvolvimento desta localidade, pois nesta parte de cima, pessoas passarão a ter interesse em construir novas casas e abrir novos comércios, trazendo assim desenvolvimento para o nosso Distrito”, comenta Ricardo Calheiros.

Ricardo destaca ainda a importância da parceria do deputado Arthur Lira com toda a cidade de Atalaia. “Conheci o deputado Arthur Lira através da Maria da Comesa e quando fui conversar com ele, pedi que ele pudesse trazer desenvolvimento para a minha comunidade. O deputado esteve pessoalmente aqui e viu essa necessidade. Estava em meu primeiro mandato e ninguém acreditava que eu pudesse conseguir isso, mas tive a ousadia de persistir e ir pessoalmente no gabinete dele em Brasília para que ele sentisse a seriedade de um vereador comprometido com esta comunidade. E o resultado é esse que estamos vendo”.

Considerado um dos vereadores mais atuantes do município, inclusive entre a própria classe política da cidade, o vereador recebeu elogios dos demais vereadores na última sessão da Câmara, do dia 12 de dezembro. “O vereador Ricardo Calheiros vem agora junto com os demais moradores daquela localidade realizando esse sonho da via asfáltica de Branca de Atalaia. Como o vereador faz parte daquela comunidade, ele vestiu a camisa mais do que qualquer outro e está de parabéns, pois se não fosse o seu empenho em encabeçar e correr atrás, esse projeto iria ficar lá atrás, como até hoje não saiu o do São Sebastião”, destacou o vereador Anilson Júnior.

Aos 71 anos, Seu Loro, comenta que só acredita que a obra está sendo realizada, porque está vendo ela. “Desde criança que esse calçamento já era prometido. Já imagino tudo isso aqui pavimentado, beneficiando todos os moradores. Vai ficar lindo”.

Para o senhor Antônio, conviver tantas décadas com esse problema trouxe inúmeros transtornos. “Nunca acreditei que essa obra fosse possível. Inclusive esse ano, a água chegou próxima a minha casa e agora com essa obra, não teremos mais essa dor de cabeça. Parabenizar o vereador Ricardo, pois em seu primeiro mandato lutou muito por algo tão importante pra Branca”.

Natural do Distrito Branca, o Seu Suruagy, como é popularmente conhecido, não imaginava que essa obra ainda fosse ser realizada. “No dia que o Ricardo me falou que iria à Brasília eu disse a ele para ir, mas só voltar com esse recurso para a nossa comunidade. Agora estamos realizando esse sonho que irá desenvolver nossa Branca, valorizar nossas casas. Vamos ter o prazer de andar em uma rua com dignidade”.

Ao lado da comunidade, o vereador Ricardo Calheiros vem acompanhando de perto o andamento da obra e, sem esconder sua felicidade, deixou uma mensagem de um futuro ainda mais promissor para a comunidade do Distrito Branca. “A comunidade pode contar com esse jovem que não vai se cansar até trazer ainda mais projetos. Todos sabem que há limites em um mandato de vereador, mas a dedicação desse vereador é muito grande e vou continuar trabalhando e me dedicando o máximo para ajudar o Executivo a desenvolver o meu Distrito e também toda a cidade de Atalaia. Deixo aqui uma mensagem de Feliz Natal e de um Prospero Ano Novo”, concluiu.
 

 

Notícias Relacionadas