Sede da Prefeitura de Atalaia passará a se chamar Palácio Municipal Prefeito Aluisio Lopes de Medeiros

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 13/12/2017 15:30  Cidade



A Prefeitura de Atalaia encaminhou à Câmara Municipal, na sessão desta última terça-feira (12), o Projeto de Lei de número 16/2017, que institui a redenominação de logradouros públicos e vias do município, em atenção ao que dispõe a Lei Federal de número 6454/77. O cumprimento dessa Lei é uma cobrança do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), que vem expedindo recomendações para que os municípios adotem providências para alterar o nome de bens públicos municipais, suprimindo o nome de qualquer pessoa viva, sob o risco de haver penalidades.

O projeto encaminhado apresenta várias mudanças, entre elas, a que merece maior destaque é que a se refere à sede da Prefeitura Municipal, que após aprovação na Câmara, ficará denominado “Palácio Municipal Prefeito Aluisio Lopes de Medeiros”, antigamente denominado “Palácio Municipal Prefeito Miguel Correia”.

“Quando chegou essa determinação do Ministério Público Federal, entendemos que seria mais justo essa homenagem ao ex-prefeito Aluisio Lopes, pois dos ex-prefeito mais recentes, era o único que ainda não tinha uma homenagem. Acho que o nome do Aluisio foi muito bem escolhido e é algo merecido pelo prefeito que foi. Isso serve também como uma forma de mantermos viva um pouco a história da cidade”, comentou o prefeito Chico Vigário, destacando ainda que todos têm o maior respeito ao ex-prefeito Miguel Correia, mas que se trata de uma determinação judicial e tem que ser cumprida.


Para Neno Lopes, filho do ex-prefeito Aluisio Lopes, toda a família recebe com muito carinho essa homenagem. “Acredito ser uma grande homenagem, portanto merecida pela atuação que ele teve em Atalaia. Como homem público e como cidadão comum, prestou importantes serviços a sociedade atalaiense. Como filho fico bastante grato pela Indicação”, destacou. 

Pertencente a uma das famílias mais tradicionais do município de Atalaia, Aluisio Lopes de Medeiros é filho de um casal de políticos atalaienses que construíram com brilhantismo, uma carreira política de destaque na cidade. Seu pai, Zeca Lopes, foi prefeito por vários mandatos. Sua mãe, Dona Isa Medeiros, foi vereadora, sendo a primeira mulher a ocupar a cadeira de Presidente da Câmara. Casado com D. Eurides Calheiros Acioli de Medeiros, teve seis filhos. Em 1992, vence a eleição com 4.884 votos. Entre importantes ações em todas as áreas, sua administração registrou a implantação de uma estrutura de obras públicas que proporcionou um novo perfil ao município, da área urbana ao interior, a presença da administração municipal era marcante, na realização de obras físicas e na melhoria dos serviços urbanos. Faleceu no ano de 2011.
 

 

Notícias Relacionadas