Projeto de arquiteta atalaiense foi destaque em exposição na 3ª edição do CASACOR Alagoas 2017

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 14/12/2017 23:30  Cidade




Natural do município de Atalaia, a arquiteta e urbanista Amanda Léa Sátiro Barros foi um dos 27 profissionais convidados para participar da 3ª Edição da CASACOR Alagoas 2017, pertencente ao Grupo Abril e que é simplesmente a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Homenageando os 200 anos de Alagoas, o evento que foi realizado entre os dias 12 de outubro a 10 de dezembro de 2017, no Maceió Parque Shopping, reuniu os melhores profissionais da arquitetura, design e paisagismo, contando com 27 ambientes decorados em mais de 4 mil m².

Filha do senhor Pedro da Costa Barros e da senhora Lúcia Sátiro Barros, Amanda é formada em arquitetura pelo Cesmac e já está a dez anos no mercado de trabalho, despontando como um dos grandes nomes da arquitetura alagoana, o que se comprova pelo convite que recebeu no dia 31 de agosto para participar da CASACOR Alagoas 2017, com a apresentação do ambiente Apartamento do Casal de Advogados, projeto que foi apreciado por todos os visitantes. Cinco semanas foi o tempo que a arquiteta atalaiense precisou para montar o projeto, com todo o processo criativo, busca de parcerias e execução.

“Por acreditar que o convite realmente veio do Alto decidi aceitar e encarar o grande desafio. A partir daí começou a corrida contra o tempo, pois foram muitas noites em claro e numa busca veloz das parcerias, ouvi todos os sinais dos quais necessitava, bem como a colaboração da minha equipe de escritório. A parte operacional e toda logística do processo de andamento da obra não foi nada fácil. A CASACOR foi adiada por alguns dias e após a finalização do ambiente, em cinco semanas e abertura da mostra, o impacto e a reação positiva dos visitantes foi um bálsamo para todo o cansaço acumulado durante a execução. Agradeço de coração ao meu amigo Alexandre que foi um instrumento nas mãos de Deus! A compreensão de minha Família pela ausência. Afirmo que esse desafio foi um curso intensivo não só para profissão mais para vida. Agradeço acima de tudo a Ele, Nosso Senhor que me protegeu e me conduziu em cada momento me dando ânimo paciência sabedoria força e discernimento para cumprimento dessa tarefa!!! Eu disse... Senhor Tu me deste a missão então me capacita!!!”, destaca a arquiteta. 

Para o Apartamento do Casal de Advogados, Amanda Sátiro buscou uma arquitetura leve, sem exageros, com ambientes integrados, convidativos, afetivos e acolhedores. “Busquei resgatar o que o mundo vem afastando, a interação entre as pessoas. Podemos sentir toda a experiência espacial e sensorial que ele oferece. Busquei a integração da natureza, fazendo com que a casa se torne cada vez mais a nossa vida, que seja além da proteção física e estrutural, uma proteção emocional”, destaca a arquiteta sobre o espaço que é uma mistura de textura e de comunicação harmoniosa entre os ambientes, mostrando que é possível manter um diálogo entre eles e fugir dos padrões. “Leveza e romantismo também estão presentes em cada detalhe do projeto, afinal a casa é espaço de celebração, de laços de afetos”, conclui.

Em matéria para o site CasaCor, Mariana Rodrigues destaca que o projeto tem uma atmosfera clean e investe numa paleta neutra, com predominância dos tons branco e gelo. O design leve trabalha o contraste entre peças com acabamentos lineares e o mobiliário aconchegante. A proposta é resgatar a interação e o convívio com ambientes totalmente integrados e acolhedores.

Para o portal ANUAL DESIGN, especialista em Arquitetura, design de interior, cultura, artes e lifestyle, a base principal do projeto Apartamento do Casal de Advogados, assinado por Amanda Sátiro, são os toques pontuais de cores, o que gera uma comunicação harmoniosa entre todos os ambientes, não deixando de lado a ousadia na combinação e uso das formas. “O que cria alguns efeitos como: a mesa oval que abraça, a geometria irregular e inusitada que não segue um padrão, o espelho e a luminária, a linearidade do ripado, bem como toda leveza e romantismo que também estão presentes em cada detalhe do projeto, para o deleite do casal, afinal a casa é espaço de celebração, de laços de afetos seja com a família ou com os amigos”, enfatiza.

Mesmo se considerando suspeita em falar, Lúcia Sátiro, mãe da jovem arquiteta, comenta que o ambiente projetado por sua filha foi talvez, o mais apreciado. “É importante neste momento que comemoramos os 200 anos de Alagoas, ter um trabalho de destaque desenvolvido por uma arquiteta do nosso município tão querido de Atalaia. É uma filha desta terra participando de um evento tão importante para a arquitetura”, destaca.
 

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas