Coordenadores do Fundamental II, EJA e Novo Mais Educação apresentam resultados das ações desenvolvidas em 2017

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 15/12/2017 18:30  Cidade



Como forma de aprimorar as ações que serão desenvolvidas no ano de 2018, a Secretaria Municipal de Educação de Atalaia (Semed) realizou na tarde desta quinta-feira (14), no prédio da Câmara Municipal, um seminário de análise dos trabalhos desenvolvidas nas escolas neste ano de 2017. O evento contou com a participação do prefeito Chico Vigário, do secretário-adjunto de educação Mauricio Aureliano, de coordenadores da Semed e coordenadores do Fundamental I, EJA e Novo Mais Educação.

Na oportunidade, os coordenadores, representando cada escola do município, puderam apresentar as ações desenvolvidas, dando depoimentos sobre avanços obtidos e sobre as dificuldades encontradas na execução de cada projeto. Cada escola apresentou e entregou um relatório, contendo não só essas ações e dificuldades, mas também dados sobre alunos matriculados, aprovados, evadidos, desistentes, transferidos e reprovados.

Para o coordenador do Fundamental I, professor Charles Fernandes, apesar da existência de dificuldades, os dados apresentados mostram avanços significativos. “São dados que irão nos nortear para o ano letivo de 2018 e que apontam melhoras. Precisamos agradecer a todos os coordenadores que neste ano de 2017, colaboraram com a Educação do nosso município, através das atividades que foram confiadas a cada um”, destacou. 

A coordenadora da EJA em Atalaia, professora Rosa Gomes, comenta que alguns resultados finais podem se apresentar como assustador, mas é realidade da EJA que trabalha com questão que vão além de atividades pedagógicas. “Temos uma equipe comprometida, mas que enfrentam algumas barreiras, como a questão do aluno que precisa trabalhar, de jovens que engravidam e o seu parceiro impede que ele continue a freqüentar a escolar. Buscamos algumas alternativas e esse ano conseguimos fazer algo significativo, onde tentamos fazer com que o que estava sendo desenvolvido dentro da sala de aula, significasse muito para os alunos. Não dá para trabalhar com jovens e adultos tratando-os como crianças, pois há toda essa realidade que ele vive lá fora”.

Segundo o diretor pedagógico Wilamo Omena, essa culminância possibilitou trocas de experiências exitosas, mas também mostrou dificuldades que já são conhecidas da Secretaria de Educação. “Foi um encontro muito proveitoso. Só quero deixar claro que a Semed está vendo essas dificuldades e vamos trabalhar para saná-las. Mas, para sabermos das dificuldades de cada escola, precisamos de coordenadores técnicos e diretores que avaliem a sua escola e que se preocupe com o aprendizado. Que saibam onde está o problema, para me dar o caminho para que junto com a Semed possamos saná-lo. Vamos pedir para o próximo que no próximo ano tenhamos mais resultados positivos”.

O secretário-adjunto de educação, Maurício Aureliano, fez questão de parabenizar a todos os educadores pela dedicação em prol da melhoria da Educação de Atalaia. “Agradecer a cada um dos educadores que vieram aqui, para compartilharmos tudo aquilo da pouca coisa que conseguimos efetivamente, mas que diante das dificuldades, foram grandes passos. Confesso que palavras não definem a minha eterna gratidão a todos que estão desenvolvendo esse trabalho na Educação. Todos abraçaram o projeto que iniciamos na Educação e todos estão tocando em frente. Vocês realmente são o motor que faz com que a Educação de Atalaia funcione”.

Entre as dificuldades enfrentadas pelo município em 2017, o secretário lembrou da situação estrutural de algumas escolas. “A atual gestão encontrou a Escola Antônio Amâncio em situação que era de cortar o coração, mas que em pouco tempo, antes de iniciar o ano letivo, o município já tinha aquela escola funcionando. Hoje temos uma outra escola que quando passou por lá, também é de cortar o coração, que é a Escola Domingos Correia. Nosso desafio para o ano de 2018 é deixar essa escola em pleno funcionamento”, destaca Mauricio Aureliano.

Prestigiando o evento, o prefeito Chico Vigário, destacou que já possível observar que as coisas estão melhorando. “Tenho que agradecer pela maneira que vocês conduziram os trabalhos até aqui. Tenho certeza que a Educação de Atalaia tem melhorado dia a dia e que vamos conseguir uma Atalaia mais organizada, mas disciplinada e para isso dependemos muito de todos vocês. Estamos vivendo uma situação que não fomos nós que criamos, mas estamos descobrindo os caminhos para sair dessa situação. E, repito que isso não depende só de mim. Parabenizo a todos que fazem a Educação, desde o serviçal até o secretário, pelo trabalho de recuperação que vem realizando”, comenta o prefeito.
 

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas