Gestores eleitos de escolas públicas do município tomam posse para o biênio 2018-2019

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 04/01/2018 08:00  Cidade



Na noite desta quarta-feira (03), 20 gestores escolares, entre diretores e adjuntos, de 12 escolas da rede municipal, foram empossados em cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal de Atalaia. Além dos eleitos, foram empossados interventores para as Escolas Cícero Cabral Toledo, Dr. João Carlos e Francisco Pontes.

Os gestores foram eleitos no dia 27 de novembro de 2017, para um mandato de dois anos (2018 a 2019). Participaram do processo eleitoral os alunos, pais ou responsáveis, servidores das unidades de ensino e professores. Esta foi apenas a segunda vez que esse processo de escolha democrática para gestores de escolas do município, foi realizado em Atalaia.

A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito Chico Vigário, da primeira-dama Rosiane Vigário, do secretário-adjunto Mauricio Aureliano, do diretor pedagógico Wilamo Omena, de coordenadores da Semed, do presidente da Câmara Alexandre Tenório, da vereadora Camyla Brasil, da vereadora Janaína do Cal, do vereador Anilson Júnior, do vereador Ricardo Calheiros, do vereador Toni Barros, do vereador Fernando Vigário, familiares dos gestores eleitos e demais convidados.

Representado os gestores escolares que contribuíram para a Educação de Atalaia, o professor Sebastião Florentino destacou que o inicio desta segunda gestão democrática é o momento de idéias e pessoas com mais ênfase na educação. “Administrar o patrimônio público não é fácil, que o diga o nosso prefeito. Há mais ônus do que bônus. Mas, rogo a Deus que esses novos eleitos e eleitas tenham êxito nesta caminhada. Os gestores tem atribuições sérias, tem responsabilidades, tem a cobrança da sociedade e temos que corresponder, pois quando a escola tem êxito, toda a equipe é elogiada”.

Representando os gestores eleitos, a professora Aline Barros, nova gestora da Escola Municipal Fortunato Bittencourt, fez um agradecimento à comunidade escolar pela confiança depositada na nova gestão. “É com imenso prazer e satisfação que estamos assumindo hoje este grande desafio. Pretendo junto com a diretora-adjunta Givonete Correia, em parceria com o Conselho Escolar e com toda a equipe, desenvolver uma gestão dinâmica, comprometida, participativa e transparente, onde buscaremos colocar em prática nossas propostas feitas em campanha, para melhorar a cada dia a qualidade dos serviços educacionais”.

O vereador Ricardo Calheiros, demonstrou sua satisfação em fazer parte da comissão eleitoral da Gestão Democrática. “Parabéns a todos. Vocês vão fazer uma nova história nesta cidade, pois tenho certeza que nossa Educação irá melhorar muito com vocês. Sei do compromisso e da responsabilidade que cada um têm. Sigam em frente, pois tenho certeza que a Educação de Atalaia dará um grande passo para o desenvolvimento de todos alunos do nosso município”.

Prestigiando o evento, o presidente da Câmara de Atalaia, Alexandre Tenório parabenizou a todos os novos gestores e destacou o empenho do Executivo na realização desse processo democrático nas escolas. “Desde já agradeço o empenho do prefeito Chico Vigário pelo bom sendo de tornar mais uma vez a gestão democrática realidade em nosso município. Parabéns também a todos os envolvidos neste processo, pois na verdade quem ganhou com isso não foi apenas o diretor e o diretor-adjunto, mas sim a Educação do município”.

De acordo com o diretor pedagógico do município, Wilamo Omena, a Gestão Democrática é um sonho de todo educador visionário. “Todos que se espelham nos gigantes, a primeira coisa que tem que acontecer é democratizar. Já agradeci pessoalmente ao prefeito, pois quando a Gestão Democrática foi colocada em pauta, alguns órgãos competentes desdenhavam, mas ele bancou esse processo logo em seu primeiro ano de gestão. Para mim participar desse processo é uma honra e o inicio da materialização de um sonho e conto muito com vocês diretores, para as mudanças que estamos pretendendo para Atalaia”.

Para o secretário-adjunto de Educação, Mauricio Aureliano, o trabalho vem sendo desenvolvido para quebrar paradigmas na Educação de Atalaia. “Alguns diretores reeleitos, alguns diretores eleitos pela primeira vez, mas o principal de tudo é que todos são eleitos. Apesar de que quando olhamos para trás, observamos as dificuldades, podemos ver que melhoramos muito. Vocês gestores que assumirão ou continuarão, terão outros desafios, pois a Secretaria de Educação vai trabalhar para modernizar a Educação, vamos trabalhar na reestruturação do sistema de ensino. Esse será um ano em que todos os investimentos serão canalizados para o campo pedagógico”.

Responsável pela implantação da gestão democrática na cidade de Atalaia no ano de 2008 (Lei 950/2008), o prefeito Chico Vigário destacou que esse é um momento de uma união em prol de uma melhor Educação para o município. “Estamos ultrapassando um momento de dificuldade desse ano de 2017, mas tenho certeza que nós juntos iremos superar essas dificuldades. Como disse o secretário-adjunto Mauricio, Atalaia mesmo com todas essas dificuldades, superou algumas coisas, melhorou em algumas coisas e a Gestão Democrática é uma prova disso. O que nós precisamos é do apoio de todos vocês, pois o secretário, o diretor pedagógico e os coordenadores sozinhos não fazem nada. Digo a todos vocês que não baixem a cabeça nas dificuldades e tenham compromisso não com o secretário, não com o prefeito, mas sim com os funcionários e principalmente com os alunos”. 

Confira neste link o nome dos gestores eleitos para o biênio 2018/2019: http://www.atalaiapop.com/pages/noticia_480.html

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas