Idosos do Grupo Vivendo Melhor na Terceira Idade participam de aula fitness em Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 31/01/2018 14:00  Cidade


Hoje foi dia dos idosos participantes do Grupo Vivendo Melhor na Terceira Idade suarem a camisa. É que o CRAS Atalaia, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (31), na Praça do Mapa, o I Aulão de Fitness. A atividade foi acompanhada pela secretária Crislannie Medeiros e por toda a equipe do CRAS.

A aula de aeróbica com dança foi totalmente adaptada e acompanhada com muita energia e alto astral pelos cerca de 60 idosos presentes. Com a realização de mais esse projeto, o CRAS visa elevar a autoestima desses idosos, promovendo a integração e a socialização, além de proporcionar uma boa qualidade de vida através de exercícios de alongamento, equilíbrio, força e muita dança.

A alegria contagiante do professor Brício Guimarães não deixou ninguém parado. Todos entraram na dança, cada um no seu limite, é claro. Segundo o professor, o objetivo da aula é ajudar na manutenção dos movimentos básicos dos idosos, como caminhar e levantar. "Foram feitas modificações nas aulas normais, trabalhamos com musicas mais leves e movimentos sem impacto nas articulações, com movimentos mais simples, só que sem perder a animação da aula tradicional", explicou o professor.

A coordenadora do CRAS Atalaia, Meirelane Rodrigues, destacou os inúmeros benefícios que essa atividade trará aos idosos. “Com essas aulas, objetivamos não apenas fortalecer o convívio entre eles, mas sim tirar da cabeça deles e da sociedade essa idéia de que idoso só deve ficar em casa. Nossa equipe vem dando todo um acolhimento a eles e no dia de hoje estão tendo a oportunidade de praticarem exercícios físicos moderados, de acordo com a idade deles”.

Na oportunidade, também foram realizadas atividades recreativas com o professor Marcos André e de alongamentos com o professor Esmeraldo Júnior.

Atualmente o CRAS oferece aos idosos projetos com foco na saúde física e mental, assistência social, lazer recreativo, cultural, passeios e atividades socioeducativas. E, todas essas ações acontecem em parceria com a Secretaria de Assistência Social e com o apoio total do prefeito Chico Vigário.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos do CRAS, denominado hoje Vivendo Melhor na Terceira Idade e que conta com aproximadamente 100 idosos, tem como objetivo desmistificar junto a sociedade os preconceitos relacionados aos nossos idosos, bem como avanços as percepções de seus direitos e deveres.

“Hoje o CRAS Atalaia atua para ser referência como entidade socioassistencial, no atendimento aos nossos idosos, multiplicando conhecimento e sensibilizando a sociedade para a causa do envelhecimento. O nosso trabalho visa contribuir para o processo de envelhecimento saudável e autônomo, fortalecendo os vínculos familiares e comunitário e todos os idosos do município, a partir de 60 anos, estão convidados para participar”, comenta Meirelane Rodrigues.

Interessados em participar do Grupo Vivendo Melhor na Terceira Idade devem procurar o CRAS, que está localizado no antigo prédio do Centro Educacional O Pequeno Príncipe, de segunda a sexta.

 

Notícias Relacionadas