Ato Cívico marca as comemorações pelo aniversário de 254 anos de Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 01/02/2018 23:00  Cidade


A Prefeitura Municipal de Atalaia, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 01 de fevereiro, um Momento Cívico, na sede do Governo Municipal, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Alagoas e Atalaia e seus respectivos hinos, como forma de comemoração ao aniversário de 254 anos de fundação de Atalaia.

O tradicional Ato Cívico contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito Chico Vigário, o presidente da Câmara de Vereadores Alexandre Tenório, da vereadora Neide Miranda, do vereador Marivaldo Souza, do vereador Fernando Vigário, do vereador Toni Barros, de secretários municipais, além de servidores públicos.

Em seu discurso, o prefeito Chico Vigário fez uma analise do momento delicado enfrentado por Atalaia, mas ressaltou que esse Ato Cívico é uma forma de simbolizar todo o respeito e brandura por essa terra. “Gostaríamos muito de, nessa data tão importante, comemorarmos com nosso povo de forma merecida e satisfatória, mas, passamos por um momento muito delicado onde enfrentamos uma crise nacional que reflete muito nos municípios. Quiséramos nós termos encontrado um Município em dia com suas obrigações e livre de processos e bloqueios. Mas essa não é nossa realidade. Então em consideração ao nosso povo, optamos em não trazer atrações neste dia. Temos outras obrigações e estamos cientes delas. Críticas são inevitáveis, porém muitos esquecem do nosso trabalho de sempre em prol do povo dessa terra”, destacou.

O secretário municipal de esportes, Aloísio Chulapa parabenizou a cidade pelos 254 anos. “Com maior orgulho hoje a terra que eu mais amo na minha vida completa 254 anos parabéns minha terra querida Atalaia”.

Além dessa solenidade, uma Cavalhada e uma Santa Missa realizada na Igreja de Nossa Senhora das Brotas, fizeram parte da programação em homenagem a cidade.

Foi em 01 de fevereiro de 1764, durante o governo do 10.° Ouvidor da Província de Alagoas, Manuel Álvares, que os habitantes do Arraial dos Palmares, por seu intermédio, conquistaram a elevação do arraial à categoria de vila, com a denominação de Vila de Atalaia. Com a Vila, o antigo arraial ganhou autonomia político-administrativa, passando a constituir uma Câmara de Vereadores, com direito a cobrar impostos e baixar “posturas”, que eram espécies de leis municipais. A recém criada Vila recebeu ainda um juiz, pelourinho e cadeia pública.

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas