Prefeitura recupera salas da Escola Dr. Domingos Correia a tempo do início do ano letivo

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 27/02/2018 22:00  Cidade

(Foto: ASCOM Atalaia - Sala incendiada em novembro de 2017)


O ano letivo na rede municipal de ensino de Atalaia terá inicio nesta próxima segunda-feira, dia 05 de março. Só que especificamente para uma unidade de ensino, a Escola Dr. Domingos Correia, localizada no Povoado Boca da Mata, este dia será ainda mais especial. É que após ser parcialmente destruída por um grande incêndio na manhã do dia 01 de novembro de 2017, os alunos retornarão as aulas em um prédio totalmente recuperado.

A obra de recuperação das quatro salas de aula que foram destruídas, realizada pela Prefeitura de Atalaia em um curto espaço de tempo, foi um compromisso assumido pelo prefeito Chico Vigário perante a comunidade daquele Povoado, no dia em que ocorreu a tragédia, conforme lembra a atual gestora da Escola, a professora Helena Máximo.

“Não só eu que estou à frente como diretora, mas externando em nome de toda a comunidade, acreditamos que a Escola Dr. Domingos Correia é uma nova conquista. É importante enaltecer o nome do prefeito, pois mesmo diante de todas as situações em que se encontra o município, ele esteve presente naquele momento da tragédia, se solidarizou com as mães e com os alunos e prometeu que iria recuperar essas salas a tempo de iniciar o ano letivo e ele cumpriu o que prometeu. Faltam alguns mobiliários, estamos nos últimos detalhes de acabamento, mas a Escola já está pronta para começar o ano letivo de 2018”, destacou a diretora.

A diretora se emociona ao lembrar da destruição e da força de vontade das crianças, dos professores, funcionários e comunidade, em reconhecer a importância de manter as atividades do ano letivo de 2017, apesar do momento de improviso que a situação exigia. ““Volto a lembrar da cena, da tragédia e recordo o quanto as pessoas lutaram naquele momento. Foi algo emocionante e nunca vou esquecer dos olhares dos alunos e de todos que nos ajudaram naquele momento. No improviso para terminarmos o ano letivo de 2017, os alunos se disponibilizaram a estudar nas salas que não foram atingidas. Transformamos a sala dos professores e a diretoria em salas de aula. Fico muito orgulhosa de ter colaborado, junto com toda a equipe, para fazer com que o ano letivo fosse concluído e que eles pudessem ter a escola de volta. Só tenho que agradecer a todos, principalmente aos pais, pois trabalhamos juntos em equipe”, comentou.

Para o prefeito Chico Vigário esta resposta rápida demonstra todo o compromisso da gestão com o desenvolvimento da Educação no município, já que a Escola pode acompanhar o calendário escolar e os alunos não serão prejudicados. “A Educação é uma prioridade em nossa gestão. Estamos passando por uma fase difícil, mas temos que arranjar alternativas para não deixar que a situação piore. Sei que é muito difícil recebermos elogios, pois quando se faz é obrigação e quando deixa de fazer é incompetência. Mas, estamos administrando esse momento do município. A Escola do Povoado Boca da Mata é uma prioridade para aquela comunidade e com a conclusão dessa obra, os alunos não irão precisar de deslocar para outras localidades. Quero parabenizar o secretário Mauricio que participou ativamente deste trabalho, que nos possibilitará entregar a partir da próxima semana, aquela Escola recuperada, o que muitos duvidavam que iríamos conseguir. Temos que ter muita fé em Deus e pedir que a ele que nos ajude a fazer muito mais, pois vamos continuar trabalhando para melhorar a situação deste município”, destaca o prefeito.

O secretário de Educação Mauricio Aureliano destaca a importância da conclusão dessa obra antes do inicio do ano letivo. “Sei que os pais não acreditavam tanto que o município pudesse fazer a reconstrução de todos os cômodos que foram destruídos pelo incêndio, mas tivemos o apoio do prefeito, que nos deu total prioridade para que trabalhássemos e fizéssemos essa recuperação antes do inicio do ano letivo. Tínhamos programado esse inicio das aulas para uma data, mas por conta dos últimos detalhes da obra, deixamos para iniciar o ano letivo em todas as unidades, em uma data só e, graças a Deus, com todas as escolas funcionando em perfeito estado”, comenta o secretário, destacando que a Escola Dr. Domingos Correia tem uma importância histórica e efetiva para a comunidade de Boca da Mata.

 
Sobre a biblioteca e o laboratório de informática, o secretário explica os procedimentos que estão sendo adotados para entregá-los o mais rápido possível. “A grande parte dos livros se foram no incêndio. No momento do incêndio, a população ajudou bastante no salvamento das coisas que eram possíveis e deram prioridade a retirada de data-show e de computadores, o que possibilitou uma pequena perda em equipamentos. A estrutura do laboratório de informática será recuperada em sua plenitude, mas ainda não neste momento. A biblioteca vamos trabalhar para reestruturá-la e talvez com muito mais livros do que tínhamos antes”, concluiu Mauricio Aureliano.

O atual prédio da Escola Dr. Domingos Correia foi inaugurado em 2012, pelo prefeito Chico Vigário, no último ano do seu terceiro mandato. Possui cerca de 200 alunos matriculados e este ano, com a recuperação de sua estrutura física, irá disponibilizar também turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

Notícias Relacionadas