Aloísio Chulapa vai levar alunos da AL 14 para fazer testes no São Paulo e no Tigres-RJ

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 16/03/2018 21:00  Cidade


Com apenas um ano de existência, a Escolinha de Futebol AL 14, do Aloísio Chulapa, em Atalaia, vem mostrando importantes resultados e ajudando a revelar grandes talentos. Cinco jovens alunos, entre 14 a 16 anos de idade, se prepararam agora para um importante desafio na busca da realização do sonho de um dia se tornar jogador profissional de futebol.

Com o apoio do ídolo Aloísio Chulapa e da equipe da AL 14, a exemplo do professor Alisson Farias, os atacantes Felipe e Aloísio Romário e o volante Pedro Henrique, viajam nesta próxima segunda-feira (19), para o Estado do Rio de Janeiro, onde irão fazer testes no time do Tigres. Já no dia 02 de abril, o goleiro Pedro e o zagueiro Luan, viajam para fazer testes no moderno Centro de Formação de Atletas do São Paulo, em Cotia.

Esses garotos fazem parte de uma talentosa geração que vem sendo acompanhada e lapidada de perto por Aloísio Chulapa, pelo professor Alisson Farias e demais membros da equipe técnica da Escolinha AL 14. No Alagoano Sub 15, disputado no ano passado, chegaram a final superando equipes tradicionais como a do, terminando a competição com um honroso segundo lugar, feito inédito para o município de Atalaia. Também ficaram entre as quatro melhores equipes no Torneiro do SESI.

“A viagem desses meninos é um reflexo do trabalho que foi feito no ano passado. A campanha que fizemos no Alagoano da categoria, deu para observarmos muitos bons jogadores. A exemplo do nosso goleiro Pedro, que já foi aprovado pela base do Goiás e foi um dos grandes destaques da nossa equipe, principalmente nas semi-finais, nas cobranças de pênaltis”, destaca o professor Alisson Farias, que lembra que a história do Aloísio Chulapa no futebol e a confiança que os clubes têm no trabalho desenvolvido na AL 14, resultam em oportunidades como essas que vem ocorrendo desde 2017.

Para o zagueiro Luan, de 15 anos, essa oportunidade de ser avaliado no São Paulo é um grande sonho. “Só tenho que agradecer a Deus, ao professor Alisson e ao Aloísio por estarem me dando essa chance e nos preparando para essa avaliação. O Aloísio é um exemplo e tê-lo perto neste momento nos trás uma vantagem. A expectativa é a melhor possível”.

Com apenas 14 anos, Pedro, apesar de já ter uma passagem pela base de um time de tradição no Brasil, o Goiás, sabe que a chance de vestir a camisa do São Paulo é um grande desafio. “Não tem como não ficar nervoso, mas se Deus quiser vai dá tudo certo. Vai ser muito especial ter o Aloísio lá nos dando o apoio que sempre nos dá aqui na escolinha. Será uma grande honra ter ele lá nos acompanhando”, destaca o jovem goleiro, que na despedida do Aloísio Chualpa dos gramados teve a oportunidade de ganhar as luvas do Rogério Ceni, o que aumenta e muita sua responsabilidade neste teste. “Vou levar as luvas comigo para esse teste no São Paulo. Realizei um sonho em ter conhecido o Rogério Ceni, que sempre foi o meu ídolo, o melhor goleiro do Brasil”, completou.

O atacante Felipe, de 15 anos, goleador do último Alagoano Sub 15, demonstra que é grande a sua confiança e sua expectativa em ser aprovado. “A expectativa é de passar nesse teste, mas só quem sabe é Deus e coloco ele na frente, para realizar esse sonho. O Aloísio é uma inspiração, pelo estilo de jogo que eu costumo jogar e também pela pessoa dele. Ele sempre vem nos dando dicas e nos ensinando muito, através dessa estrutura maravilhosa da AL 14, uam estrutura de time grande, que só nos ajuda a crescer como jogador e como pessoa também”.

O atalaiense Pedro Henrique, de 16 anos, que joga na posição de volante, destaca a importância da oportunidade que vem sendo dada pela escolinha AL 14. “Estaremos indo ao Rio de Janeiro para uma grande expectativa de conseguir o melhor e dá um orgulho para Atalaia. A presença de um campeão mundial ao nosso lado sempre ajuda bastante e isso nos motiva muito mais a trabalhar e lutar bastante, para conquistar esses objetivos. São poucos os times profissionais da região que tem uma estrutura dessa da AL 14 e isso nos ajuda manter nosso foco e nossa determinação”, comenta Pedro Henrique.

Nome de craque e sobrenome de um dos maiores jogadores do futebol mundial, Aloísio Romário, de 15 anos, é filho de Aloísio Chulapa e seguindo os passos de seu pai, joga na posição de atacante. Ao lado dos amigos da escolinha AL 14, se prepara agora para o seu primeiro desafio para ingressar na base de um time profissional. “A ansiedade é grande, mas estamos treinando e nos preparando bastante para esse momento e se Deus quiser irei passar e realizar meu sonho de ser jogador”.

Ciente da responsabilidade que carrega por ser filho de um grande centroavante do futebol brasileiro, Aloísio Romário afirma ser consciente disso e está focando em cada oportunidade. “É grande a responsabilidade, mas só preciso fazer a minha parte e mostrar dentro de campo o meu futebol. Meu pai é um orgulho para mim. Me inspiro muito nele, em tudo que ele conquistou com seu futebol. Ele vem sempre me dando muitas dicas, mostrando sempre o que deve fazer o atacante e eu só venho procurando aproveitar todo esse conhecimento dele”, destacou.

Aloísio Chulapa lembrar que oportunidades no futebol podem ser raras e devem ser aproveitadas. “A oportunidade quando vem temos que agarrá-la. Foi o que eu fiz quando tive a minha primeira oportunidade, aos 17 anos. Estou feliz e muito orgulhoso com esse trabalho maravilhoso, apesar do pouco tempo da AL 14. Vamos levar esses garotos para fazer testes no Rio de Janeiro e também no São Paulo. Quem ganha com isso é a nossa cidade de Atalaia, pois se Deus quiser esses meninos vão dar certo no futebol e levar o nome da nossa terra, como eu levo até hoje, para o Brasil e o mundo todo”.

Sobre os demais alunos que não estão tendo neste momento essa oportunidade, Chulapa comenta que tudo é questão de tempo e que oportunidade irão surgir em breve. “Todos os demais vão ter a sua oportunidade, pois vem se dedicando e merecendo isso. Mas, os cincos que saem daqui e um outro que já está lá no Rio e vai também fazer teste no São Paulo, que possam aproveitar essa oportunidade, esses 15 dias, pois é o sonho deles e que agora está mais perto de se realizar”.

Sobre acompanhar o primeiro teste de seu filho, Chulapa confessa que o nervosismo aumenta, mas que estará dando a maior força, assim como aos demais. “É um filho que eu amo, que sou apaixonado. Acho ele um menino nota mil, com muita educação, respeito, humildade e carinho com seus colegas e amigos. Ser jogador é o sonho que ele quer e agora terá a oportunidade. Já mostrou que tem condições de chegar lá e passar no teste, como também os demais. Pelo amor e carinho que tenho ao Romário, que para mim foi o melhor de todos os tempos, coloquei o nome Romário no meu filho e quero que um dia isso possa acontecer com ele, com algum jogador que ele se inspire”, destaca.

Emocionando, Aloísio lembra do convite do amigo Marcelo da cidade de Dourados – MS, para abrir a AL 14 e que não esperava que tivesse um retorno tão rápido, abrindo portas para esses jovens e proporcionando a eles irem em busca de seus sonhos.

Escolinha AL 14

A AL 14 teve inicio no ano de 2016 na cidade de Dourados – MS, entre os amigos Marcelo Oliveira e Aloísio Chulapa. O objetivo de ambos era trabalhar o social e dessa forma ajudar na formação não só do atleta, mas também do cidadão de bem. No ano de 2017 teve inicio o projeto em Atalaia, com a primeira escolinha dos amigos e sócios, sob a coordenação do professor Alisson, onde obtiveram importantes conquistas. A principal delas foi o vice-campeonato alagoano Sub-15. Para o ano de 2018 é que mais atletas da AL 14 possam fazer parte de elencos da base de clubes de futebol renomados do Brasil. Também neste ano acontecerá a inauguração da primeira escolinha do projeto no Estado de Mato Grosso do Sul, na cidade de Vicentina, com a coordenação de Alex Cruz, como Instituto Aloísio Chulapa, que tem parceria direta com a L7 Cursos, da cidade de Dourados. A AL 14 já tem uma franquia na cidade de Maceió, na Arena Aldebaran.

 

Notícias Relacionadas