Vigilância Sanitária de Atalaia apreende mercadorias vencidas em estabelecimentos do município

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 04/04/2018 21:30  Cidade


Produtos alimentícios com prazo de validade vencido foram apreendidos por agentes da Vigilância Sanitária (VISA) do município de Atalaia, na manhã desta quarta-feira (04). Essas mercadorias foram apreendidas em dois estabelecimentos comerciais da zona urbana. O trabalho tem recebido o apoio da Prefeitura de Atalaia e da comunidade, que tem acompanhado a atuação dos fiscais da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde.

Desde o inicio da atual gestão, o órgão vem intensificando as fiscalizações em estabelecimentos comerciais e nas feiras livres do município, tendo também como objetivo, sensibilizar os comerciantes de que o produto vencido pode acarretar doenças, além de ser crime. Todo esse trabalho já resultou em inúmeras apreensões.

De acordo com a Vigilância Sanitária, esses estabelecimentos comerciais foram devidamente notificados e caso reincidam, serão multados e poderão ser interditados. “Até o momento não foi preciso chegar a esse ponto de interditar algum estabelecimento comercial em Atalaia, até porque fazemos um trabalho de orientação, com muito diálogo, como forma de mostrarmos que somos parceiros dos comerciantes e estamos para ajudá-los em prol de um objetivo comum, que é garantir a segurança dos consumidores”, destacou Henrique Medeiros, agente da VISA.

Toda a mercadoria irregular apreendida foi devidamente descartada, para evitar que esses produtos voltem a circular e que venham a ser consumidos.

Para o agente de Vigilância Sanitária, Henrique Medeiros, essas açãos servem como um alerta à população para que fiquem atentos e observe sempre o prazo de validade dos produtos. “É importante que a população fique atenta na hora de comprar seu alimento, olhando sempre a validade dos produtos, para que não corra o risco de levar para casa um produto que venha a ser prejudicial a sua saúde. A Vigilância Sanitária está em ação na cidade de Atalaia e pede a população que tomem um maior cuidado com relação a produtos vencidos”, concluiu.

Além desse trabalho continuo de fiscalização, a VISA de Atalaia vem realizando ações em parceria com outros órgãos, a exemplo da ação ocorrida no último dia 15 de março. Nessa ação, que teve como foco os bares do município, atuou em parceria com o Ministério Público, o Conselho Tutelar e a Policia Militar com o objetivo de combater o abuso infantil e também permitir uma maior vistoria nos banheiros, na cozinha e nos alimentos desses estabelecimentos, para que através de um trabalho de orientação, esses empresários possam se adequar a Legislação, para que continuem funcionando.

 

Notícias Relacionadas