Prefeitura de Atalaia lança sistema para melhorar a gestão educacional da rede municipal

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 13/04/2018 23:30  Cidade


Com o objetivo de melhorar a gestão educacional da rede municipal, a Prefeitura de Atalaia, através de sua Secretaria de Educação (Semed), realizou na tarde desta sexta-feira (13), o lançamento do sistema Atalaia Educa, que permitirá um moderno e efetivo controle das atividades nas escolas e creches, da vida escolar dos alunos, dos recursos docentes e do planejamento.

O lançamento ocorreu no auditório da ASMALU e foi acompanhado pelos gestores das Escolas, profissionais da parte administrativa e coordenadores da Semed. Na oportunidade, a coordenadora do Atalaia Educa, Girlene Costa e o programador Hyago Henrique, fizeram uma apresentação detalhada das diversas funcionalidades presentes no sistema.

O acesso de gestores, professores e alunos ao portal www.atalaiaeduca.com será liberado mediante senha, após o cadastro.

“É um sistema de gestão escolar que tem como objetivo otimizar os processos administrativos da Educação, trazendo mais produtividade para os professores, diretores e demais envolvidos. Atalaia dá um passo muito importante na Educação, agregando valor tecnológico em seus processos educacionais”, destacou o programador Hyago Henrique.

Com a implantação desse sistema, que é um marco histórico para Atalaia, a gestão do prefeito Chico Vigário reafirma seu compromisso de desenvolver uma Educação de qualidade no município, que passa a se adequar a um serviço que já vem sendo desenvolvido em outras cidades brasileiras.

De acordo com o diretor pedagógico, Wilamo Omena, o sistema já está em funcionamento, com dados cadastrados de professores e gestores, devendo agora serem cadastrados alunos e demais profissionais de apoio à Educação. “A nossa intenção é que antes do término do segundo bimestre o sistema já esteja funcionando totalmente. É um sistema muito simples, muito claro e que vai facilitar demais a vida dos coordenadores, gestores, professores e alunos”, comenta o diretor pedagógico, destacando que posteriormente os alunos terão acesso ao sistema, onde poderão consultar notas e ter acesso a conteúdos e simulados".

“Com isso, estaremos dando um salto na Educação de Atalaia, onde iremos realizar um trabalho com maior agilidade, porque a vida escolar dos alunos estarão no sistema. Será um divisor de água. Nunca foi feito nada parecido em Atalaia, com um trabalho de sistematizar toda a Educação, colocando toda a parte documental, funcional e estrutural em um sistema. Esse primeiro ano será de muito trabalho, de adaptação, mas em um espaço curto de tempo já iremos notar uma qualidade muito melhor na Educação de Atalaia. Não podemos mais ficarmos preso a um processo burocrático, com excesso de papel, que atrasa inclusive o acesso de pais e alunos a esses serviços”, comenta Wilamo Omena.

Este sistema possui uma base de dados centralizada e continuamente atualizada garantindo os melhores resultados, além de permitir de forma independente para cada gestor o acesso para o lançamento de notas, freqüência, material de aula e elaboração de testes. Por conter dados dos alunos e profissionais da Educação, permitirá à Semed a gestão integrada de todas as escolas e creches, permitindo um serviço com agilidade, permitindo um efetivo controle sobre as atividades das escolas, sobre a vida escolar do aluno e sobre os recursos de docentes, proporcionado a obtenção de informações gerenciais diversas que permitem ao gestor planejar ações estratégicas.

O sistema também proporcionará a obtenção de várias informações que permitem ao gestor e à Secretaria de Educação a confecção de diversos relatórios gerenciais, a criação de indicadores que possibilitam uma visão ampla de todo o processo, além de possibilitar um melhor planejamento escolar, bem como identificar as ações estratégicas a serem implementadas, dentro de um processo de melhoria contínua.

“Também iremos fazer um trabalho pedagógico com essas informações, pois os dados lançados no sistema será acompanhado de imediato pela Semed. Nos possibilitará fazer uma análise detalhada e especifica, buscando ajudar o nosso alunado”, destaca Wilamo Omena.

 

Notícias Relacionadas