Secretário Massilon Mendes acompanha a instalação de equipamento que monitora tremores em tempo real

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: Divulgação 24/04/2018 18:00  Cidade

Major Moisés (Coordenador Estadual de Defesa Civil), Massilon Mendes e o professor Eduardo, técnico do sistema 



Na manhã desta terça-feira (24), foi instalado na sede da Defesa Civil de Alagoas, um equipamento capaz de registrar pequenos abalos sísmicos em um raio de aproximadamente 3km. Trata-se do sismógrafo, que possibilita que estes fenômenos sejam acompanhados mais de perto, por meio de transmissão em tempo real de informações, como a intensidade do tremor.

O equipamento foi cedido de forma temporária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e possibilitará integrar Alagoas a rede de monitoramento sismográfico, principalmente após as recentes rachaduras e tremores de terra ocorridos em fevereiro e março em alguns bairros de Maceió.

Quem esteve participando desse evento foi o secretário municipal de Defesa Civil de Atalaia e coordenador da regional Vale do Paraíba, o senhor Massilon Mendes, que também teve a oportunidade de acompanhar palestras realizadas pela equipe de Geotécnicos da UFRN, que além de destacarem a importância desse equipamento, realizaram uma apresentação com dados detalhados sobre os recentes abalos ocorridos no bairro do Pinheiro, em Maceió.

“Esse equipamento vai auxiliar no estudo sobre o comportamento do solo, o que nos permitirá realizar um planejamento das ações no sentido de se minimizar riscos”, destaca Massilon Mendes.

Os sismógrafos são responsáveis pelo registro dos tempos de chegada e as amplitudes dos vários tipos de ondas sísmicas. Através desse estudo, é possível conhecer melhor a estrutura do interior da terra da terra.

 

Notícias Relacionadas