Desde janeiro de 2017, Atalaia vem destinando todo o seu resíduo sólido para o CTR de Pilar

Edição: Phablo Monteiro - Fotos: ASCOM Atalaia 03/05/2018 20:00  Cidade


Quando a atual gestão assumiu o controle do município, em janeiro de 2017, encontrou uma Atalaia atolada em lixo e com um descarte irregular em área de lixão, que já tinha sido alvo de notificação do Ministério Público, em maio de 2016, por conta do despejo irregular de lixo hospitalar junto a resíduos comuns e por não se enquadrar com a Política Nacional de Resíduos, que estabelece que os municípios brasileiros devem desativar seus lixões.

E, as providências foram tomadas pelo prefeito Chico Vigário logo no seu primeiro mês de gestão, onde em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas, decretou o fechamento do lixão e o descarte correto do lixo produzido na cidade, que desde então passou a ser destinado de maneira segura para o Centro de Tratamento de Resíduos, localizado no município de Pilar.

A resposta imediata a esse grande problema, rendeu ao prefeito Chico Vigário, em julho de 2017, um troféu entregue pelo IMA como forma de reconhecer e homenagear o empenho do prefeito, que colocou em prática em Atalaia, a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De forma conjunta a esse correto descarte, a Prefeitura de Atalaia, através da sua Secretaria de Infraestrutura vem realizando desde janeiro de 2017, um intenso trabalho de limpeza urbana, que ainda não foi concluindo, tendo em vista a imensa quantidade de lixo fruto do descarte irregular da antiga gestão, principalmente na área do antigo lixão.

Porém, na tarde desta quinta-feira, circulou nas redes sociais um vídeo onde um morador denunciava a atual gestão municipal, como a causadora do lixão abandonado às margens do Rio Paraíba.

Rapidamente o prefeito Chico Vigário usou suas redes sociais para rebater as acusações, mostrando vídeos dos coletores transportando os resíduos sólidos para a CTR da cidade de Pilar e mostrando todo o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura na limpeza completa da área do antigo lixão.

“Vem circulando um vídeo nas redes sociais onde um senhor mostra imagens de um lixão abandonado às margens do Rio Paraíba, onde o mesmo denuncia a Prefeitura Municipal como responsável por ele. Salientamos que o vídeo retrata uma grande mentira, o Lixão mostrado ainda é de irresponsabilidade da antiga gestão do Prefeito anterior. Aquele descarte de forma irregular não é de responsabilidade dessa gestão. Tendo em vista, que faremos um trabalho de limpeza para que não se torne um grande problema tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade ribeirinha. A Prefeitura Municipal de Atalaia junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura vêm realizando um trabalho de limpeza urbana DESDE O DIA 01 DE JANEIRO DE 2017, com a coleta e o descarte correto do lixo. Onde esse lixo produzido em Atalaia vai diretamente para o CTR - Centro de Tratamento de Resíduos do município de Pilar. Já estamos tomando as devidas providências para acabar com esse lixão criado na antiga gestão”, destaca a nota publicada pelo prefeito Chico Vigário.

Apesar de a Prefeitura Municipal ter mobilizado equipes para fazer as limpezas, ainda existem pessoas que estão descartando de forma irregular, todos os tipos de materiais que vão desde entulhos a lixos domésticos. "Aproveito a oportunidade para pedir a colaboração da população para que não descarte seu lixo de forma irregular, nas ruas e em locais como a área do antigo lixão, pois tal atitude só dificulta o trabalho de recuperação ambiental e limpeza urbana, que foram iniciados pela atual gestão municipal, concluiu Chico Vigário.

 

Notícias Relacionadas