ESF Branca II promove linda homenagem às Mães atendidas pela unidade

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 11/05/2018 08:00  Cidade


As mamães atalaienses estão se sentindo abraçadas nesta semana. É que a Prefeitura de Atalaia, em comemoração ao Dia das Mães (13), está promovendo uma programação especial com muitas homenagens e ações voltadas à Saúde da Mulher. Nesta quinta-feira (10), foi a vez da equipe da ESF Branca II realizarem uma linda homenagem às mães atendidas por aquela unidade.

Logo cedo, foi realizada em parceria com a equipe no NASF e com a Guarda Municipal, a 1ª Corrida das Mães. Cerca de 30 mamães, entre funcionárias, mães atendidas pela unidade e a vereadora Janaína do Cal, percorreram com muita alegria e disposição, um percurso de 1 km de corrida ou caminhada, com direito a medalhas e premiação para as três primeiras colocadas. Também foi realizado um sorteio de brindes, que foram entregues pelas autoridades presentes.

De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Mara Gabriela, momentos como este são de extrema importância. “Hoje foi um dia de homenagem e comemoração às nossas queridas mães, que as vezes são pais e a família toda de seus filhos. Procuramos homenageá-la, não esquecendo da parte física, com a prática de esporte. Tivemos a parceria com NASF, com fisioterapeuta, educador físico e a nutricionista. Gostaria de agradecer ao NASF, a nossa secretária Rosangela, ao NUPS e a todos que sempre contribuem com a gente”, destacou a  enfermeira, uma das organizadoras desse evento.

Já em parceria com a Secretaria de Assistência Social, foi realizada a entrega de cestas nutricionais para as gestantes e nutrizes.

O evento contou também com um espaço cultural, onde duas mamães da região que trabalham com artesanato, puderam expor seus lindos trabalhos. A artesã Cristina Rodrigues, apresentou seus trabalhos feito com EVA. Já a artesã Leonilda, apresentou seus trabalhos feitos com fibra da bananeira.

Paralelo às homenagens, foram realizadas ações de Saúde, com atendimento médico pelo Dr. Leonardo Sarmento e também atendimentos realizados pela enfermeira Mara Gabriela.

Acompanhado pela primeira-dama, Rosiane Vigário, pela secretária de Saúde, Rosangela Maria, pelo direto da ESF Branca II, João Severo e equipe da Secretaria de Saúde, o prefeito Chico Vigário prestigiou o evento e prestou uma homenagem às mamães presentes.

Paro prefeito Chico Vigário, esse é um momento que deve ser lembrado todos os dias. “Costumo dizer que Dia das Mães são todos os dias e neste momento quero aproveitar para parabenizar vocês mães, que não tem férias, que cuidam dos seus filhos até quando eles crescem. Todos estão de parabéns por esta brilhante festa”.

Já a secretária Rosangela Maria fez questão de agradecer o empenho da equipe do ESF na organização da festa. “Parabenizo a todos em nome da enfermeira Mara Gabriela, que a cada dia vem nos surpreendendo com as ações voltadas para todas vocês. Aproveitem todos esses momentos. Nessa semana estamos comemorando o Dia das Mães, que é o ser mais precioso que temos em nossas vidas. Quem ainda tem sua mãe, nunca deixe de dizer que a ama”.

Ao final do evento, a equipe do ESF Branca II realizou uma linda homenagem Eunice Maria Lourenço, de 79 anos, que foi escolhida pelas outras mães atendidas pela unidade, para receber o prêmio Branca II – Mãe Notável.

A iniciativa da equipe do ESF Branca II de comemorar o Dia das Mães na unidade, resultou em mais saúde, alegria e superação para mulheres de todas as idades, daquela região.

 

 

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas