Semed Atalaia: Profissionais da Educação participam da I Jornada Pedagógica de 2018

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 04/07/2018 12:00  Cidade


A Prefeitura Municipal de Atalaia, através de sua Secretaria de Educação, iniciou na manhã desta última terça-feira (03), a I Jornada Pedagógica de 2018. O evento, que é direcionado a todos os profissionais da rede municipal de Educação, serve como preparação para o segundo semestre do ano letivo e está sendo realizado na Escola Municipal Antônio Amâncio.

Na terça-feira as formações foram direcionadas para gestores gerais, adjuntos e coordenadores pedagógicos, que acompanharam as seguintes palestras: SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO MUNICIPAL, tendo como palestrantes os professores Ana Ribeira e Maurício Aureliano; PPP e PME, tendo como palestrantes os professores Mauricio Aureliano e Rosa Maria; e BNCC, com uma palestra ministrada pelos professores Charles Douglas, Rosa Maria e Adriana Kelly.

As formações tiveram prosseguimento nesta quarta-feira (04), com oficinas direcionadas a gestores escolares, adjuntos, assistentes, agentes administrativos, recreadores e professores da Educação Infantil, Fundamental Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.

Este segundo dia representou um marco na Educação atalaiense, pois com o objetivo de se buscar cada vez mais uma Escola mais acessível, foi realizada a aula inaugural de libras, direcionada tanto aos professores do regular como do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Educação Especial. A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora Emanuely Pereira e pelo professor Armando.

O secretário Wilamo Omena destacou a importância da realização de formações continuadas na construção de uma educação pública de qualidade em Atalaia. “A Educação de Atalaia está passando por um processo de modificações, pois pedagogicamente falando, estávamos indiretamente ainda muito atrasados. Houve mudanças na parte de escrituração e documentação da Escola, que ficou unificada. Também houveram mudanças na parte de conteúdo, pois as Escolas trabalhavam de forma independente, não sendo integrados seus conteúdos e os currículos, fazendo com que na mesma rede tivéssemos índices diferenciados. Passamos o ano passado inteiro preparando diagnósticos e ações que estão sendo implementadas esse ano. Essas formações tende a dar suporte ao professor, para construirmos juntos, idéias e pensamentos de renovação na metodologia de ensino e ao pessoal da parte de secretária, melhoramento na parte de escrituração”.

Na oportunidade o secretário ressaltou a implantação realizada pela atual gestão, do sistema on-line para atender a rede municipal. “A Educação de Atalaia já conta com um sistema onde os conteúdos, as notas e outras informações não irão mais para as cardenetas, o que dará celeridade no acompanhamento da Semed nas Escolas e dando praticidade ao professor, que pode fazer seus registros onde estiver. Assim, nossa cidade está sendo inserida no que já é convencional em outras cidades”.

Wilamo Omena também enalteceu a presença de todos e falou sobre a importância do envolvimento dos profissionais da Educação “Essas formações devem acontecer ainda mais, pois estamos vendo hoje aqui a mobilização de toda a rede. Endentemos a importância de trabalhar de uma forma com que todos tenham acesso mais direto a essas informações. Desde que assumi a pasta da Educação a minha fala é no sentido de que não existe Educação eficaz sem o acompanhamento. Acompanhar não é cobrar, não é exigir, mas sim estar do lado do professor, criando novos caminhos. Sei das dificuldades e adversidades do município, mas nós temos que, no intuito de cultivar, realizar outra jornada antes de novembro, de uma forma maior, que englobe outros setores”, destacou o secretário, informando que no final do ano pode ser realizado um evento só para a mostra dos resultados, “porque a Escola se orgulha quando ela produz e quando mostra que produziu, destacando assim a vitória do professor e da Escola”, completou.

A I Jornada Pedagógica se encerra nesta quinta-feira (05), com o Seminário Final do PNAIC 2017 e com a aula inaugural do Programa Mais Alfabetização (PMALFA).

 

Notícias Relacionadas