Seminário marca o encerramento das atividades do PNAIC em Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 05/07/2018 19:00  Cidade


A Secretaria de Educação de Atalaia promoveu na manhã desta quinta-feira (05), o Seminário Municipal de encerramento da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), correspondente a 2017. O evento foi realizado na Escola Municipal Antônio Amâncio, localizada no bairro José Paulino e contou com apresentações culturais de alunos da Escola Francisco Pontes.

Na oportunidade, os professores e gestores envolvidos no programa apresentaram os resultados obtidos durante o decorrer do programa, com o objetivo de expor as vivências e as apropriações dos professores alfabetizadores em seus contextos de formação e na sala de aula.

A coordenadora local do PNAIC em Atalaia, Cícera Dasdores, agradeceu a dedicação de todos os professores e destacou a importância deste seminário. “Deixo aqui o meu muito obrigado a todos os professores, pois nós somos professores alfabetizadores. Este evento serve também como um momento de reflexão sobre as metodologias e práticas pedagógicas implantadas na rede pública de ensino, com a finalidade de melhorias na alfabetização”, destacou.

Para o secretário municipal de Educação, Wilamo Omena, o evento destaca o resultado de um trabalho sério que já vem colhendo resultados importantes. “Momento como esse é importante para todos perceberem que está acontecendo, que está funcionando e vamos colher isso. O principal responsável por isso, não sou eu, não é o prefeito, não é o diretor, é o professor que assume o papel de protagonista. Na culminância do projeto de hoje, fico muito orgulhoso de tudo isso que está acontecendo e me sinto honrado em trabalhar com a minha amiga Dasdores, que é o exemplo de uma pessoa que se dedica a Educação. Ela vive a Educação. Agradeço a presença de todos e digo que a Semana pedagógica que tivemso aqui se tornará uma realidade e continuará acontecendo”, comentou.

Acompanhado da primeira-dama Rosiane Vigário, o prefeito Chico Vigário fez questão de parabenizar o engajamento de todas as Escolas e da equipe da Semed na realização do PNAIC em Atalaia. “Gostaria de parabenizar a todos os funcionários da Educação pelo comprometimento, principalmente com nossos alunos. São eventos como esse que nos entusiasma e me faz refletir o quão grande é a Educação de Atalaia, mas isso é por causa do empenho de vocês. Tenho certeza absoluta que Deus tem nos guiado para um melhor caminho lá na frente. Sabemos o quanto é difícil fazer Educação, mas com o empenho de cada um iremos fazer de Atalaia um município bem mais organizado”.

A gerente regional da 4ª Gere, Sandreane Welia Silva Paulino destacou os trabalhos que foram desenvolvidos nas Escolas. “A Educação não é fácil em lugar nenhum. Os professores, o prefeito e a Secretaria de Educação estão de parabéns pelo apoio dado na realização do PNAIC em Atalaia. Tudo acontece, porque tem esse apoio, mas as coisas realmente acontecem, porque temos professores que se dedicam. O PNAIC não é um programa novo e a grande diferença dele hoje é que antes os professores recebiam uma bolsa para fazer o curso e hoje não mais, mas, mesmo assim os professores participaram e isso é mais uma prova de que nós professores sempre acreditamos na Educação. Parabéns a Educação do município de Atalaia, que abraçou o PNAIC e que faz com que os nossos alunos, as nossas crianças, os nossos futuros, sejam protagonistas da sua historia”.

A coordenadora estadual do PNAIC, Sandra Maria, agradeceu a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado. “Parabenizar em especial aos professores que fizeram todos esses trabalhos maravilhosos, que sabemos realmente que funcionaram e deram resultados. Parabéns aos formadores locais, que se deslocaram daqui até o pólo em Arapiraca, passavam por uma formação e voltavam para Atalaia para organizar essas ações de uma forma bem mais prática, no intuito de que os professores pudessem absolver melhor tudo isso que estamos vendo acontecer aqui”.

O evento contou ainda com a participação do vereador Fernando Vigário, da diretora pedagógica Ana Ribeiro e dos formadores locais Célia Cristina, Charles Douglas, Daniella Patrícia e Verônica Medeiros.

O Programa

O PNAIC é um programa do Governo Federal ao qual o município aderiu e que tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 08 anos de idade. Dentre as ações do PNAIC, está a formação de professores alfabetizadores que atuam com o ciclo de alfabetização no 1°, 2° e 3° ano.

 

Notícias Relacionadas